domingo, 12 de dezembro de 2010

Turmas da Quarta Manhã e Quarta Tarde


Quarta-feira Tarde

Começamos o ano estudando sistemas de marchas usando engrenagens. Ela pode ser leve(mais força e menos velocidade) ou pesada(mais velocidade e menos força). Com isso fizemos carrinhos que possuíam marchas e obedeciam comandos programados no Robolab e controlados pelo RCX. Usamos um progr5ama chamado Superlogo e com ele controlamos um kit chamado X-interface. Também aprendemos um pouco de geometria e de ângulos.

Aprendemos a utilizar o multímetro que ele mede a corrente, voltagem e resistência. Os principais componentes eletrônicos:

Resistor – oferece resistência a passagem de energia, diminuindo voltagem e corrente.

Bobina – sintoniza( estabiliza) um sinal elétrico e serve como eletroímã.

Capacitor – armazena uma quantidade de energia e libera quando necessário.

Transistor – multiplica a corrente elétrica, funciona como interruptor e tem três partes principais ( base, coletor e emissor).

Diodo(LED) – a energia passa apenas em um sentido no circuito e é bloqueado no outro.

Relé – é um interruptor automático. Tem dois modos: Na ou normalmente aberto e NF ou normalmente fechado.

Fizemos o Amplificador de sinais que multiplica o sinal que chega na TV, melhorando som e imagem. Construímos um sensor de nível de água que indica quando um reservatório esta cheio ou com pouca água. Planejamos e construímos o Robô que lava Vidrarias, usando os conhecimentos anteriores, contendo canos, bombas de água, um controlador feito com relés e sensores de toque.



Quarta-feira Manhã

A tecnologia foi o primeiro conteúdo do ano e aprendemos que é tudo que ajuda o ser Humano. A engrenagem serve para transmitir o movimento, ajudando a dar mais força ou velocidade. Um exemplo são as marchas da bicicleta. Estudamos programação com o Robolab para dar movimento a um carro que seguia uma linha com a ajuda do sensor de luz. Estudamos também o programa Superlogo, que ajudou a programar o kit Pop-1 e aprendemos um ouço sobre ângulos fazendo figuras geométricas e controlando motores. Teve também as Leis da Robótica e a história de Isaac Asimov.

Aprendemos a usar o multímetro e medir a corrente, voltagem, e resistência.

1º veio o resistor e o LED. O resistor diminui a corrente elétrica e medir seu valor pelas cores.

2º veio o capacitor. Ele serve para filtrar a energia, melhorando a passagem da energia pelo fato de que ele acumula energia e libera na hora certa.

3º o transistor, que possui três terminais (coletor, emissor e base) e serve pra amplificar a energia.

4º - Diodo, deixa a energia passar do + para o – e não deixa voltar.

5º - bobina serve como eletroímã e sintoniza um sinal elétrico.

6º o relé serve como um interruptor eletro eletromecânico ( ligar desligar) e tem dois modos de funcionamento, NA, normalmente aberto e NF, normalmente fechado. Fizemos o Amplificador de sinais, que melhora ou amplifica o sinal que chega pela antena.

Estudamos bombas d’água, controladas por relés. Eles também foram usados junto com sensores de toque para controlar um Sensor de nível.

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