quarta-feira, 4 de junho de 2008

Aulas do dia 15 ao dia 22 de Abril de 2008

Produções das turmas UM e UT da Escola Alfredo J. Monteverde. Professor Coordenador: Itamar Bezerra da Nóbrega Neto.

Aulas do dia 15 ao dia 22 de Abril de 2008
Turma UM.

1-Qual foi o assunto?
Imagine e o logomotion. Imagine: é um programa do computador que serve para criar apresentações sobre as pesquisas, criar figuras geométricas a partir dos ângulos e muitas outras coisas. Logomotion: é um programa que estar associado ao imagine, que serve para criar animações ex: motores de passos, criar palestras, desenho animados.
2-O que aconteceu nas aulas?
nós pesquisamos sobre alguns assuntos da eletrônica como: corrente elétrica, tensão elétrica, resistência, capacitância. E Tínhamos que fazer uma apresentação usando o imagine para apresentar para a sala inteira fizemos uma reprodução de um motor de passo usando o Logomotion criamos figuras geométricas a partir dos ângulos usando o imagine Tínhamos que fazer um jogo de um circuito elétrico usando o imagine
3-O que deu certo?
E o que não deu? a pesquisa não deu certo porque ficou inacabada, porque ninguém se interessou para concluir a animação do motor de passo de certo, porque todos nós nos empenhamos para concluir nas figuras geométricas por uma parte deu certo porque nós conseguimos concluir algumas figuras como o quadrado usando um comando [repetir 4 (pf 100 gd 90] OBS: Pf significa ”para frente” e gd “girar para a direita” 100 “é o caminho que ele percorre” e 90 “é o ângulo do quadrado” no jogo de circuito elétrico nós fizemos a pesquisa para encontrar a figura desejada (como bateria, led etc. ) e não concluímos a proposta do jogo.
4-O Que Nós aprendemos?
Que devemos sempre prestar atenção para chegarmos ao nosso objetivo, não devemos nos abalar no primeiro obstáculo, e devemos nos desenvolver a cada dia na nossa vida em um assunto. REFLEXÂO: MAIS NÓS DEVEMOS SEMPRE NOS SUPERAR NAS NOSSAS DIFICULDADES

Samara Tays, Ionara, maria Carolina e Daniel.


AULAS DO DIA 15 AOS 22 DE ABRIL DE 2008
TURMA UT

-Qual foi o assunto?
Imagine: é um programa onde você pode fazer tudo que quiser e puder imaginar. Logomotion: é um programa onde se podem fazer animações, editar imagens, fazer jogos e etc. Um faz parte do outro, mas funcionam separadamente.
-O que aconteceu na aula?
O professor nos mostrou e ensinou a usar o imagine, com a proposta de fazermos uma apresentação de páginas, fotografias textos com base na pesquisa que iríamos fazer na sala de aula sobre eletrônica básica, suas funções são parecidas com a do logomotion. A eletrônica básica é constituída da tensão elétrica, resistência, corrente continua e alternada e capacitância.
-O que deu certo? O que não deu?
O que deu certo foram às fotografias da pesquisa, seus textos, suas edições de páginas, cores, planos de fundos, letras e a apresentação da pesquisa. O que deu errado foi que nem todos fizeram a pesquisa por completo, pois alguns não acharam algumas respostas e não fizeram todo o material da apresentação.
-O que aprendemos com isso?
Aprendemos a colocar fotos, textos, desenhos, editar cores e palavras, colocar papel de parede, aprendemos pra que serve a função PI: para a tartaruga de logomotion voltar ao ponto inicial, os seguintes comandos que são GE girar para a esquerda, GD girar para a direita, PT para traz e PF para frente, fizemos figuras geométricas com essa tartaruga. A tartaruga é uma função onde se pode movê-la por programação, nos ajudando a realizar varias atividades.

Nara Ligia, Levi do Santos, Ana Karoline e Jonas.

Aula do dia 10 ao dia 15 de Abril 2008

Produções das turmas UM e UT da Escola Alfredo J. Monteverde. Professor Coordenador: Itamar Bezerra da Nóbrega Neto.

AULA DO DIA 10 AO DIA 15 DE ABRIL 2008
TURMA UM

Qual foi o assunto?
Motores de passo e comum. Motores de passo: são dispositivos mecânicos que tem quatro ou mais bubinas (eletro-imas) que podem ser controlados digitalmente através de um hardware e solfware. O motor de passo possui dois estados: desligado e rodando Motor comum é uma maquina destinada a transformar energia elétrica em energia mecânica.
O que aconteceu na aula?
Nos pesquisamos na internet sobre os motores de passo e comum e para que eles servem. Pesquisamos nos sites: google Winkipédia Rogercom.com Fizemos uma animação do motor de passo no logomotion (uma programação) quando o imã é ligado, a seta vai a sua direção.
O que deu certo?O que não deu?
Concluímos a pesquisa do motor de passo Não concluímos o motor comum porque o tempo foi insuficiente para concluirmos o trabalho. Na programação tivemos dificuldades para a animação, mas deu certo. O professor mostrou um vídeo com motores de passo como eles funcionam.
O que aprendemos com isso?
Aprendemos a fazer animações do motor de passo no logomotion (uma programação). quando o imã é ligado, a seta vai em sua direção. Descobrimos como usar as ferramentas do imagine* Obs. imagine: é um programa onde podemos fazermos animações.

Lenilson, Michel, Jéssica Vitória e Mary.


AULA DO DIA 10 AO DIA 15 DE ABRIL 2008
TURMA UT

Qual foi o assunto?
Nós estudamos sobre o motor de passo e o motor comum, que são motores que funcionam transformando a energia elétrica em energia mecânica. Uma diferença entre eles dois é que o motor de passo tem uma precisão maior que o motor comum.
O que aconteceu na aula?
Como todo inicio de aula, relembramos a aula passada, fomos (apenas o grupo) ao computador pesquisar em um site, pesquisamos sobre o motor de passo, ai depois a gente foi pro logomotion (logomotion é um programa que cria imagens, figuras animadas e jogos ) e fizemos quatro imagens com desenhos, do motor de passo ( uma imagem com a seta para cima, e para baixo, outra para o lado direito e pro lado esquerdo, daí pondo em velocidade da um efeito, fazendo com que a imagem se mexesse ) e outras do motor comum, do mesmo jeito. Ao final da aula, cada grupo apresentou seus trabalhos.
O que deu certo? O que não deu?
Nós conseguimos fazer os trabalhos por completo. Pois conseguimos trabalhar em grupo organizadamente, todos participaram e a aula ocorreu como programada. O tempo, pois ele era muito curto e não deu, e também para completar tinha pessoas conversando muito.
O que aprendeu com isso(a aula)?
Nós aprendemos que o motor de passo é um motor preciso, que depende de bobinas, que servem como imas, que puxam o eixo ( uma seta que vai até o meio do círculo) fazendo ele girar para onde ela quiser .

Bruna Carla, Ítalo, Isaque, Levi José e Jéssika Karoline.

Aulas de 01 A 08 de Abril de 2008

Produções das turmas UM e UT da Escola Alfredo J. Monteverde. Professor Coordenador: Itamar Bezerra da Nóbrega Neto.

AULAS DE 01 A 08 DE ABRIL DE 2008
TURMA UM

Qual foi o assunto?
Eletrônica: resistência,tensão,corrente e capacitância.
O que aconteceu na aula?
Foi feito na aula pesquisas na internet tópicos: Baterias,pilhas,tomadas e etc. Corrente:é o percurso dos elétrons dentro dos fios,podendo ser continua e alternada. Led: diodo emissor de luz.( 3v) O LED é um diodo semicondutor (junção P-N) que quando energizado emite luz visível. A luz é monocromática e é produzida pelas interações energéticas do elétron. O processo de emissão de luz pela aplicação de uma fonte elétrica de energia é chamado eletroluminescência. Em qualquer junção P-N polarizada diretamente, dentro da estrutura, próximo à junção, ocorrem recombinações de lacunas e elétrons. Essa recombinação exige que a energia possuída por esse elétron, que até então era livre, seja liberada, o que ocorre na forma de calor ou fótons de luz. resistor:diminui a tensão e a corrente,Os resistores são elementos que apresentam resistência à passagem de eletricidade. Podem ter uma resistência fixa ou variável. A resistência elétrica é medida em ohms.
O que deu certo? O que não deu?
Podemos executar boa parte de todo o exercício. O bom convívio em grupo, execução da maior parte do trabalho, uma excelente participação dos grupos.
O que aprendemos com isso?
Em tudo que convivemos no dia-a-dia existe tensão elétrica.

João Pedro, Leanderson, Ewerton Carlos, Edclésio e Natanael.


AULAS DO DIA 01 ATÉ O DIA 08 DE ABRIL

TURMA UT

QUAL FOI O ASSUNTO?
Eletrônica básica (Resistência, Capacitância , Tensão e corrente elétrica ) .
O QUE ACONTECEU NA AULA? Nos dias de aulas sobre tensão elétrica foi bem interessante esse assunto e muito importante para nosso cotidiano, com isso nós podemos saber mais sobre a tensão elétrica. Nesse dia nos fizemos uma pesquisa sobre vários assuntos entre eles sobre tensão elétrica que estar presente no nosso dia-dia.Outro grupo pesquisou sobre capacitância a capacitância também esta presente no nosso dia-dia também falamos sobre a resistência elétrica que fala sobre o resistor que tem como capacidade de diminuir a carga elétrica de uma pilha(por exemplo a pilha tem 9v, e o resistor diminui de acordo com que ele diminui se ele diminuir 3v a pilha ficara com 6v)
O QUE DEU CERTO? E O QUE NÃO DEU?
O que não deu certo foi à falta de interesse sobre o assunto por alguns dos alunos, pois esses não conseguiam fazer a pesquisa, no caso eles na trabalhavam em grupo. Quase todos os grupos deixam alguma coisa ou tudo em branco, pois não conseguiram fazer a pesquisa, isso e um sinal que os grupos não trabalham em união.
O QUE APRENDEMOS COM ISSO?
Nós aprendemos muitas coisas muitas coisas e com isso ganhamos sabedoria, e temos que continuar com isso, pois se não continuar vamos esquecer o que nós aprendemos. Aprendemos sobre corrente alternadas: O elétron tem um movimento de um lado para o outro, se movimentam por cerca de (60vezes por/s ou 60/ por z). Ex: Corrente continuas: se movimentam para apenas um lado e a Alternada faz o contrário, se movimenta para um lado e para o outro.

Breno Lopes, Felipe Sena, Francisco de Assis, Nayara Fernanda e Telma Jordania.

Aulas de 04 À 27 de Março de 2008

Produções das turmas UM e UT da Escola Alfredo J. Monteverde.
Professor Coordenador: Itamar Bezerra da Nóbrega Neto.

AULAS DE 04 À 27 DE MARÇO DE 2008
Turma UM

Qual foi o assunto?
Estudamos o Robolab que é um programa de computador que serve para programar o rcx que é um tipo de robô. Ex:ele tem vários tipos de componentes, esses são alguns deles :sensores de luz, toque, temperatura e também tinha motores e lâmpadas.
O que aconteceu na aula?
Dinâmicas de trabalho, vários tipos de programações para fazer os carros andar, nós também fizemos carros com sensor de toque para fazer o carro enrolar e parar. Nós também fizemos carros com sensor de luz para quando passasse por alguma coisa escura ele parava. Também fizemos sistemas com sensor de temperatura que fazia assim: ele acendia a lâmpada quando chegava na temperatura desejada.
O que deu certo? O que não deu?
Deu certo o carrinho de controle remoto, algumas das programações e os carros com os três sensores juntos ao mesmo tempo. Não deu certo em algumas aulas brincadeirinhas indesejadas que atrapalhou o trabalho da turma em algumas vezes.
O que aprendemos com isso?
Aprendemos mais sobre o robolab que é um dos tipos de programações mais interessantes da robótica. E também fizemos novas programações com vários tipos de sensores construindo incríveis robôs que também podiam trabalhar usando Rcx para andar,parar,enrolar pra esquerda e para direita.

Diorge Maykom, Jamile Barreto, Flávia Aquino e Antonio Altamir.


AULAS DO DIA 04 AO DIA 27 DE MARÇO
Turma UT

Qual foi o assunto?
Nas primeiras aulas utilizamos o Robolab, que é um programa no computador que serve para programar o RCX. O RCX é um micro computador, ou seja, um sistema programável. Ele depende do programa que você faz, têm diversas funções: como motores, que sevem para fazer algo se mover, sensores, que são aparelhos que sevem para detectar algo e informa para o centro de comando, ou seja, (RCX) e as lâmpadas que servem para iluminar.
O que aconteceu na aula?
Nas aulas nós fizemos muitas coisas, falamos sobre como a matemática nos ajuda, e esta sempre em nossas vidas, em tudo o que fazemos esta relacionada a ela, o professor leu um texto que o titulo é OS 35 JUMENTOS, com isso aprendemos a usar os números fracionados, que nos ajudou a concretizar mais rápido algumas atividades fracionando o tempo entre dois números inteiros, chegando ao número (tempo ideal) que precisávamos para fazer um carro ir de um ponto e parar exatamente em outro. No robolab usamos uma função que se chama função laço, essa função serve para o programa (programa são instruções que colocamos no robolab e passa através do infra-vermelho para o RCX) que fizemos no robolab ficar continuamente se repetindo, usamos e também aprendemos como funcionam os sensores de luminosidade que detectam a quantidade de luz, temperatura, movimento e toque, usamos este estudo para fazer um projeto onde usávamos dois desses sensores para fazer algo útil como :medir a temperatura do ambiente, ver a quantidade de luz de nossa sala e entre outros.
O que deu certo? O que não deu?
Todas as programações deram certas, menos as programações que tivemos que fracionar o tempo que o motor levava para chegar a determinado lugar... Por falta de atenção e compreensão de nossa parte algumas vezes não conseguimos terminar chegar ao objetivo da aula.
O que aprendemos com isso?
Aprendemos a usar os números fracionados, que nos ajudou a concretizar mais rápido algumas atividades fracionando o tempo entre dois números inteiros chegando ao número (tempo ideal) que precisávamos. Que nem sempre tudo dar certo imediatamente, mas se tentarmos chegamos onde queremos, sempre temos que usar a cabeça e ter muita atenção e criatividade.

Jéssica Maria, Rayany, Wilkinson e Hudson.