Produções das turmas UM e UT da Escola Alfredo J. Monteverde.
Professor Coordenador: Itamar Bezerra da Nóbrega Neto.
AULAS DE 04 À 27 DE MARÇO DE 2008
Turma UM
Qual foi o assunto?
Estudamos o Robolab que é um programa de computador que serve para programar o rcx que é um tipo de robô. Ex:ele tem vários tipos de componentes, esses são alguns deles :sensores de luz, toque, temperatura e também tinha motores e lâmpadas.
O que aconteceu na aula?
Dinâmicas de trabalho, vários tipos de programações para fazer os carros andar, nós também fizemos carros com sensor de toque para fazer o carro enrolar e parar. Nós também fizemos carros com sensor de luz para quando passasse por alguma coisa escura ele parava. Também fizemos sistemas com sensor de temperatura que fazia assim: ele acendia a lâmpada quando chegava na temperatura desejada.
O que deu certo? O que não deu?
Deu certo o carrinho de controle remoto, algumas das programações e os carros com os três sensores juntos ao mesmo tempo. Não deu certo em algumas aulas brincadeirinhas indesejadas que atrapalhou o trabalho da turma em algumas vezes.
O que aprendemos com isso?
Aprendemos mais sobre o robolab que é um dos tipos de programações mais interessantes da robótica. E também fizemos novas programações com vários tipos de sensores construindo incríveis robôs que também podiam trabalhar usando Rcx para andar,parar,enrolar pra esquerda e para direita.
Diorge Maykom, Jamile Barreto, Flávia Aquino e Antonio Altamir.
AULAS DO DIA 04 AO DIA 27 DE MARÇO
Turma UT
Qual foi o assunto?
Nas primeiras aulas utilizamos o Robolab, que é um programa no computador que serve para programar o RCX. O RCX é um micro computador, ou seja, um sistema programável. Ele depende do programa que você faz, têm diversas funções: como motores, que sevem para fazer algo se mover, sensores, que são aparelhos que sevem para detectar algo e informa para o centro de comando, ou seja, (RCX) e as lâmpadas que servem para iluminar.
O que aconteceu na aula?
Nas aulas nós fizemos muitas coisas, falamos sobre como a matemática nos ajuda, e esta sempre em nossas vidas, em tudo o que fazemos esta relacionada a ela, o professor leu um texto que o titulo é OS 35 JUMENTOS, com isso aprendemos a usar os números fracionados, que nos ajudou a concretizar mais rápido algumas atividades fracionando o tempo entre dois números inteiros, chegando ao número (tempo ideal) que precisávamos para fazer um carro ir de um ponto e parar exatamente em outro. No robolab usamos uma função que se chama função laço, essa função serve para o programa (programa são instruções que colocamos no robolab e passa através do infra-vermelho para o RCX) que fizemos no robolab ficar continuamente se repetindo, usamos e também aprendemos como funcionam os sensores de luminosidade que detectam a quantidade de luz, temperatura, movimento e toque, usamos este estudo para fazer um projeto onde usávamos dois desses sensores para fazer algo útil como :medir a temperatura do ambiente, ver a quantidade de luz de nossa sala e entre outros.
O que deu certo? O que não deu?
Todas as programações deram certas, menos as programações que tivemos que fracionar o tempo que o motor levava para chegar a determinado lugar... Por falta de atenção e compreensão de nossa parte algumas vezes não conseguimos terminar chegar ao objetivo da aula.
O que aprendemos com isso?
Aprendemos a usar os números fracionados, que nos ajudou a concretizar mais rápido algumas atividades fracionando o tempo entre dois números inteiros chegando ao número (tempo ideal) que precisávamos. Que nem sempre tudo dar certo imediatamente, mas se tentarmos chegamos onde queremos, sempre temos que usar a cabeça e ter muita atenção e criatividade.
Jéssica Maria, Rayany, Wilkinson e Hudson.
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