quarta-feira, 4 de junho de 2008

Aula do dia 10 ao dia 15 de Abril 2008

Produções das turmas UM e UT da Escola Alfredo J. Monteverde. Professor Coordenador: Itamar Bezerra da Nóbrega Neto.

AULA DO DIA 10 AO DIA 15 DE ABRIL 2008
TURMA UM

Qual foi o assunto?
Motores de passo e comum. Motores de passo: são dispositivos mecânicos que tem quatro ou mais bubinas (eletro-imas) que podem ser controlados digitalmente através de um hardware e solfware. O motor de passo possui dois estados: desligado e rodando Motor comum é uma maquina destinada a transformar energia elétrica em energia mecânica.
O que aconteceu na aula?
Nos pesquisamos na internet sobre os motores de passo e comum e para que eles servem. Pesquisamos nos sites: google Winkipédia Rogercom.com Fizemos uma animação do motor de passo no logomotion (uma programação) quando o imã é ligado, a seta vai a sua direção.
O que deu certo?O que não deu?
Concluímos a pesquisa do motor de passo Não concluímos o motor comum porque o tempo foi insuficiente para concluirmos o trabalho. Na programação tivemos dificuldades para a animação, mas deu certo. O professor mostrou um vídeo com motores de passo como eles funcionam.
O que aprendemos com isso?
Aprendemos a fazer animações do motor de passo no logomotion (uma programação). quando o imã é ligado, a seta vai em sua direção. Descobrimos como usar as ferramentas do imagine* Obs. imagine: é um programa onde podemos fazermos animações.

Lenilson, Michel, Jéssica Vitória e Mary.


AULA DO DIA 10 AO DIA 15 DE ABRIL 2008
TURMA UT

Qual foi o assunto?
Nós estudamos sobre o motor de passo e o motor comum, que são motores que funcionam transformando a energia elétrica em energia mecânica. Uma diferença entre eles dois é que o motor de passo tem uma precisão maior que o motor comum.
O que aconteceu na aula?
Como todo inicio de aula, relembramos a aula passada, fomos (apenas o grupo) ao computador pesquisar em um site, pesquisamos sobre o motor de passo, ai depois a gente foi pro logomotion (logomotion é um programa que cria imagens, figuras animadas e jogos ) e fizemos quatro imagens com desenhos, do motor de passo ( uma imagem com a seta para cima, e para baixo, outra para o lado direito e pro lado esquerdo, daí pondo em velocidade da um efeito, fazendo com que a imagem se mexesse ) e outras do motor comum, do mesmo jeito. Ao final da aula, cada grupo apresentou seus trabalhos.
O que deu certo? O que não deu?
Nós conseguimos fazer os trabalhos por completo. Pois conseguimos trabalhar em grupo organizadamente, todos participaram e a aula ocorreu como programada. O tempo, pois ele era muito curto e não deu, e também para completar tinha pessoas conversando muito.
O que aprendeu com isso(a aula)?
Nós aprendemos que o motor de passo é um motor preciso, que depende de bobinas, que servem como imas, que puxam o eixo ( uma seta que vai até o meio do círculo) fazendo ele girar para onde ela quiser .

Bruna Carla, Ítalo, Isaque, Levi José e Jéssika Karoline.

Nenhum comentário: