Hi! It was a pleasure to meet you. We are the Robotic team and we are looking forward to hear from you soon.
sexta-feira, 22 de maio de 2009
Resposta ao Robotics 587
sexta-feira, 15 de maio de 2009
Aulas dos dias 25 e 30 de março de 2009
Autores: Lucas, Raquel e Jamile.
turma UM
No dia de 30 de março continuamos com o programa do superlogo, só que usando o kit pop1( o kit é o cérebro do robô)e usamos os motores (conhecidos como servos ) servo de rotação e de posição como são usados . O servo de rotação é usado por tempo e gira no mínimo 180º para cima. Para saber o tempo que o servo de rotação dá um giro de 45 centésimos e dá uma volta ou “giro” é só calcular : o tempo de 1 segundo equivale 60 centésimos que dividi-se por uma fração EX: 60 dividido por 4 igual 15 centésimos. Já o de posição gira por ângulos de 0° a 180°.
Na aula do dia 25 de março nós do projeto de educação cientifica tivemos a 1ª Assembléia do ano de 2009. Os alunos do projeto se reuniram e falaram sobre as normas e os combinados, e deram suas opiniões para melhorar o comportamento e desempenho de todos nos ônibus e na escola.
Servo de Posição
Servo de Rotação
Ângulo girar 45° programar 100 centésimos
Ângulo girar 90° programar 150 centésimos
Ângulo girar 0° programar 50 centésimos
Aprendemos a usar o “transferidor” e a medir graus de ângulos e a encontrar posições diferentes do servo de posição.
180°(1/2 volta), tempo: 5 Centésimos.
360°(1 volta), tempo: 55 Centésimos.
90° (1/4 volta), tempo: inexististe porque o motor de rotação não gira 90°, porque ele gira apenas até acima de 180° graus de acordo com o programado, essa função pertence ao motor de posição(F2) (Motor) que gira de 0° a 180° assim se diz que um motor complementa o outro.
Assembléia de alunos – 25/03/2009
A nossa coordenadora Luziânia começou a assembléia com a seguinte pergunta:
O que significa assembléia?
De acordo com a pergunta respondemos: É uma reunião de pessoas que se discutem problemas para achar uma solução no espaço que essas pessoas convivem.
Na assembléia da Escola nós discutimos sobre o significado de normas e combinados.
E ficou declarado que normas são leis impostas pela diretoria, e que os alunos tem que cumprir para a melhor convivência de todos.
E que combinados é tudo aquilo que é eleito por um grupo de pessoas que impõe como um problema.
Nós fizemos novos combinados de acordo com os problemas colocados com os temas discutidos.
Aulas dos dias 16 e 18 de março de 2009
Autores: Paulo e Thulyana
turma UM
1-Os robôs não podem machucar os humanos.
2-Os robôs têm que obedecer a um ser humano desde que não entre em Conflito a primeira lei.
3-Os robôs podem se defender desde que não entrem em conflito com a primeira e segunda lei.
*Com esta aula aprendemos que as pessoas pensavam ou pensam que tudo criado pelo homem é anti divino, este preconceito dura ate hoje em algumas religiões as pessoas são completamente a favor do preconceito.
Autores: Gleyson, Jéssika Karoline e Tiago
turma UT
“Eu, robô”
Nessa aula falamos sobre o autor do livro EU ROBÔ. Isaac Asimov foi um grande historiador, escritor, e formulou as três leis da ROBÓTICA e dos seus conceitos.
Foi ele quem lutou contra o preconceito, pois todos os seres humanos achavam e acham que as máquinas poderiam se revoltar contra os seus criadores e até mesmo contra todos os seres humanos. Esse preconceito foi inspirado no romance de FRANKESTEIN que falava que esse ser matava as pessoas, e todos acreditavam nesse mito.
E para que esse preconceito não aumentasse criou e fundou as três leis da robótica.
As três leis são essas:
1-leis: um robô não pode ferir um ser humano ou, através da inação, permitir que um ser humano não fosse ferido.
2-lei: um robô deve obedecer às ordens dadas por seres humanos exceto se essas ordens entrar em conflito com a °1 lei .
3- lei: Um robô deve proteger sua própria existência desde que tal proteção não entre em conflito com a °1 ou °2 lei.
A robótica não é simples mente robôs; e este é acima de tudo vida virtual que nos fazem ajudar pessoas a compreender o que cada robô representa pra essa humanidade porque querendo ou não, eles foram feitos pra ajudar a todos nós.
A nossa história
Nessa aula demos continuidade sobre Isaac Asimov e as três leis. Nesse dia escrevemos uma história que envolveria as leis. Nessas histórias continha violência pelo fato de que nossa sociedade é muito violenta. Falamos também sobre o preconceito que alguns tinham sobre os robôs a chamada síndrome do FRANKESTEIN. Essa aula também foi importante para fixar nossas aprendizagens sobre as três leis da robótica. Vimos também um trecho do filme “EU, ROBÔ” que foi inspirado no livro de Isaac Asimov que retratava a vida de um cara que era dominado pela síndrome do Frankenstein.
sexta-feira, 8 de maio de 2009
Aulas dos dias 9 e 11 de março
Autores: Samara e Gleyce
turma UM
Multímetro
Primeiro começamos com a chamada em seguida fizemos a retomada da aula anterior onde podemos socializar e relembrar o que fizemos na aula passada. Depois o professor fez a proposta para fazer o circuito e também ele deu algumas dicas para utilizar o multímetro para medir a voltagem. Quando terminamos de fazer isso, fizemos o circuito com a bateria e o multímetro para medir a voltagem e achar o resistor correto para ser utilizado na ligação do led.
Na aula de hoje nós aprendemos a utilizar o multímetro e algumas dicas para não danificar o aparelho. Colocar a chave seletora do multímetro no devido lugar, ou seja, no símbolo correto, pois para medir a gente também tem que colocar do número maior para o menor até achar a voltagem, por exemplo: a bateria tem 9V então temos que colocar a voltagem mais próxima da bateria ou seja, na escala de 20V, pois se colocarmos o número da escala do menor para o maior pode danificar o aparelho.
OBS: V = Volts
O multímetro pode medir a corrente elétrica, voltagem e a resistência elétrica. As características do multímetro são: painel de controle, chaves seletoras e pontas de provas.
Multímetro
Desafio!
Fizemos o desafio de medir a voltagem da bateria e a resistência do resistor. E também a gente identificou qual era o resistor adequado para medir, pois utilizamos três resistores um deles estava certo os outros poderiam queimar se o resistor fosse errado. Tinha resistores de 460Ω, 387Ω e 466Ω o que a gente utilizou foi o primeiro de 460Ω.
OBS: Ω = ohms.
O resistor é um dispositivo que compõe os aparelhos com a função de diminuir a voltagem dos ‘aparelhos’ para que não danifiquem.
Aqui no Rio Grande do Norte temos a voltagem de 220V.
Medidas do resistor
Primeiro como de sempre fizemos a retomada, (.) logo em seguida (,) fizemos o roteiro das pesquisas, o desafio de como ligar o led corretamente e também o registro da aula e por ultimo a finalização.
Na aula a gente olhou um site que dava umas dicas de como achar o resistor certo. As características do led também ajudaram bastante na hora do cálculo. Conseguimos achar o resultando no site, pois tinha uma calculadora para calcular o valor correto do resistor. Só bastava colocar o total de led utilizado, tensão do led, a corrente do led e a tensão total do led e dava o resultado. E para fazer o cálculo na prática era só medir a tensão da fonte (9V), subtrair pela a tensão do led (1,7) e o resultando divide pela corrente elétrica (0,015).
OBS: http://www.electronica-pt.com/
Ex: 9V -1,7 = 7,3V / 0,015 = 465
Dicas:
Nunca devemos ligar o led direto à fonte e que os led’s podem danificar por ligações incorretas ou na soldadura. Devemos procurar saber também o resistor correto.
LED: Existem vários tipos de led’s. Com Características diferentes (existem led’s com várias cores e voltagem).
Os Led’s são encontrados em vários eletrodomésticos como na televisão, som, computadores etc.
Autores: Francisco Junior, Rayany e Luan
turma UT
Estudando o multímetro
O objetivo dessa aula foi de saber usar o multímetro de forma correta, dependendo do equipamento e do que você quer medir, devemos colocar o número aproximado para que não queime o equipamento ou aparelho eletrônico. Ex: para medir uma bateria de 9 v usamos a escala de 20 v, que é a mais aproximada.
Multímetro: O multímetro serve para fazer medições de grandezas físicas elétricas.
Figura 1
Multímetro | |||
Ex: amperagem (medida da corrente elétrica), voltagem (medida dos volts de uma fonte) e resistência (medida da resistência elétrica).
Aprendemos a fazer o cálculo para saber o custo de energia que gastamos mensalmente em nossa casa, confira o cálculo abaixo:
Potência do aparelho (w) X horas por mês X o valor cobrado por kWh / por 1000 = a o valor do consumo do aparelho por mês.
Outro cálculo é o consumo mensal de energia: (valor do medidor do mês atual em kWh – o valor medido do mês anterior / por 1000 = a o valor do consumo mensal de todos os aparelhos da casa.
Com este cálculo, podemos acompanha mais de perto o consumo ativo da energia mensal da nossa casa.
LED: também chamado de diodo semicondutor, pois ele pode através da luz avisar quando está funcionando. Se ligarmos com a polaridade invertida ele não liga, mas pode queimar.
Para ligarmos precisamos de um cálculo que serve para achar a resistência do resistor, para que assim passe a energia (voltagem e amperagem) necessária.
RESISTOR: É um dispositivo eletrônico que serve para baixa a voltagem.
Ex: Eu tenho um bateria de 9 v, mas só preciso de 3v em média, dependendo do led. Assim eu vou usar o resistor para diminuir a voltagem da bateria.
Obs.: para o resistor é conectado no lado positivo do led, ou seja, na perna maior.
(bateria 9 v)
(o restistor, para diminuir a voltagem e a corrente da bateria)
(após esse processo o led pode ser ligado)
O cálculo abaixo corresponde a qual resistor deverá usar para ligar o led.
Ex:
Tensão: 2.2v corrente: 25mA
Resistência: 270 ohms
Potência: 0.171 watts
Voltagem resistência: voltagem da fonte – voltagem que o led precisa.
Voltagem da resistência: 9 - 2. 2 = 6.8 volts.
Resistência = a voltagem da resistência / led
Resistência = 6.8volts / 0.025 = 272 ohms
Esta medida também pode ser feita através do multímetro e pelas cores dos resistores.
Obs. Essa demonstração e para ligar um led de cor vermelha, pois a voltagem varia pela cor do led.
Com esta aula aprendemos que para ligar um led não é fácil como imaginamos, mais para isso, devemos fazer cálculos que servem para saber em que voltagem devemos ligar o led, e que e necessário usar outros tipos dispositivos eletrônicos, como o resistor.
Aulas dos dias 2 e 4 de março de 2009
Autores: Andrielyson, Jordy, Emanuel e Fábio
turma UM
Potência (watts)
Nesse dia a aula foi um pouco complicada, porque falamos de um assunto que pouco conhecemos: o consumo de energia. Ele é medido pelo medidor através da potência (watts) gasta. Estudamos a potência dos aparelhos através de uma tabela com valores de cada um, que geralmente está nas nossas casas. Nós aprendemos o valor da voltagem das nossas casas que dependendo da região que estamos vale de 110 v ou 220 v e como fazer a medição do valor mensal consumo de energia elétrica através de uma conta matemática: é só pegar o valor dos quilowatts (kWh) do mês atual que está em um aparelho chamado medidor que está geralmente em frente das nossas casas e diminuir pelo o do mês passado, o valor que der é só multiplicar pelo valor de quilowatts da sua região que é cobrado em reais (R$) que geralmente está na sua conta mensal.
Tensão e corrente (voltagem e amperagem)
A aula no dia 4 foi bem interessante no início, mas quando a gente aprendeu ficou, mais fácil. Nesse dia estudamos sobre a corrente elétrica de cada aparelho (amperagem) e a tensão elétrica (voltagem) e também estudamos como a energia chegava em nossas casas: ela é transmitida através da empresa de energia da região, que passa pelos fios de tensão dos postes diretamente para os transformadores de energia, que transforma a alta tensão em baixa tensão levando a nossas casas, que chega aos nossos aparelhos eletrônicos pelas tomadas, onde é transformado em outro tipo de energia dependendo do aparelho ex:TV que transforma energia elétrica em imagem, e o aparelho de som que transforma a energia em ondas sonoras.
Conclusão: a energia é muito importante porque sem ela seria tudo mais difícil, não teríamos vários aparelhos elétricos como: TV, geladeira, microondas etc.
Autores: Edson, Alef, Bruna e Jéssica Maria
turma UT
Consumo de energia elétrica
Nesta aula vimos a importância da energia elétrica e sobre watts, que é unidade da potência. Fizemos uma leitura sobre o consumo, sua importância, qualidades e defeitos. Vimos à potência de alguns aparelhos que funcionam a base de energia elétrica.
Aprendemos a fazer um cálculo que indica os quilowatts que foram gastos no mês.
O seguinte cálculo: pegamos os quilowatts que o medidor indica e subtraímos pelos quilowatts gastos no mês anterior e depois multiplicamos pelo valor cobrado pela COSERN(0,20) daí temos o valor de energia gasto neste mês.
Nessa aula tomamos consciência que é importante certificar o quanto gastamos ao mês para que possamos ter a certeza, que estamos pagando certo pelo que consumimos.
Energia elétrica
Nessa aula vimos o caminho da energia elétrica desde o seu “nascimento” até o seu consumo, passando pelos processos até chegar a nossa casa. Discutimos um pouco sobre tensão e corrente também chamados de voltagem e amperagem; lemos um texto sobre voltagem, corrente elétrica e potência.
A partir desse texto podemos entender melhor o consumo e o caminho que a energia faz. A energia passa por muitas etapas até chegar em nossa casa e é muito importante prestar atenção nos aparelhos antes de sua utilização, ou seja, verificar sua voltagem ou tensão antes de ligá-lo (110V, 220V ou bivolts).
Vimos nessa aula que potência é a grandeza que indica o consumo.
Podemos concluir que potência elétrica é uma grandeza que mede a rapidez com que a energia elétrica é transformada em outra forma de energia e com isso conhecemos melhor esse mundo eletrizante.
Aulas dos dias 16 e 18 de fevereiro de 2009
Autores: Larissa Lintro e Jéssica Victoria
turma UM
O Homem e suas invenções
A aula do dia 16 de fevereiro de 2009 foi trabalhada em torno da tecnologia. Na aula o professor propôs que a gente pensasse onde haveria tecnologia na sala de aula.
Discutimos muito sobre a tecnologia, desde a pré-história até ao século atual. Concluímos que ela está em tudo que é produzido pelo Homem.
O Homem está cada vez mais aperfeiçoando suas invenções com o objetivo de facilitar a sua vida: O computador que antigamente era enorme e hoje é portátil hoje,já podem ser controlados pelo celular!
Concluímos que várias invenções como: o telefone, rádio, TV,... No caso do telefone que foi inventado há um tempo e era enorme, simplesmente hoje, você pode levar no bolso, assistir TV e escutar musica, estão ficando cada vez menores e com mais funções (tiram fotos,filmam,gravam, Mp3...) Na aula tivemos vários exemplos, como: Computador, ar condicionado... Que são uns dos exemplos de equipamentos que se aperfeiçoaram com o decorrer do tempo, principalmente no século que estamos o século XXI.
Continuação da aula sobre a tecnologia
Na aula do dia 18 de fevereiro de
E os exemplos que são menos usados pelos alunos foram: Pc, pois nem todos têm em casa, temos que ir à lan house, DVD, Vídeo game...
Falamos quais são os equipamentos que usamos que tem mais a ver com a tecnologia, o computador foi um exemplo mais citado.
A tecnologia também tem seu lado ruim, através dela muita coisa mudou. O Homem evoluiu, mas com tal evolução ele não parou para pensar nos prejuízos que esta ocasionam através do seu mau uso :destruindo a natureza,gerando desemprego,gerando poluição.
Conclusão: “Aprendemos que a tecnologia está em tudo que foi feito pelo Homem”.
Autores: Levi José, Jonas Fernandes e Douglas.
turma UT
A nossa aula do dia 16 de fevereiro começou com uma questão: o que é tecnologia para você? O que na nossa sala tem a ver com tecnologia? E o que não tem?
Utilização com consciência
Nessa aula, o professor fez uma pergunta para nós pensarmos: Como estamos utilizando nossos aparelhos eletrodomésticos? Para sabermos como estamos consumindo a nossa energia
Então deveríamos pensar muito antes de comprar algo, se aquilo vai ser necessário ou não, ate porque a questão do consumo esta ligada com a poluição do nosso planeta que esta a cada dia com mais desperdício, inclusive o eletrônico. TCHAU, OBRIGADO PELA ATENÇÃO, VOLTE SEMPRE!