Autores: Lucas, Raquel e Jamile.
turma UM
O uso dos motores
No dia 23 de março a turma de robótica Um começou a usar o superlogo que é um programa de comando da pop1, um tipo de cérebro artificial do robô, com o superlogo aprendemos alguns comandos: PF para frente, PT para trás, PE para a esquerda, PD para direita, estes comandos são digitados na janela de comando.
No dia de 30 de março continuamos com o programa do superlogo, só que usando o kit pop1( o kit é o cérebro do robô)e usamos os motores (conhecidos como servos ) servo de rotação e de posição como são usados . O servo de rotação é usado por tempo e gira no mínimo 180º para cima. Para saber o tempo que o servo de rotação dá um giro de 45 centésimos e dá uma volta ou “giro” é só calcular : o tempo de 1 segundo equivale 60 centésimos que dividi-se por uma fração EX: 60 dividido por 4 igual 15 centésimos. Já o de posição gira por ângulos de 0° a 180°.
Na aula do dia 25 de março nós do projeto de educação cientifica tivemos a 1ª Assembléia do ano de 2009. Os alunos do projeto se reuniram e falaram sobre as normas e os combinados, e deram suas opiniões para melhorar o comportamento e desempenho de todos nos ônibus e na escola.
No dia de 30 de março continuamos com o programa do superlogo, só que usando o kit pop1( o kit é o cérebro do robô)e usamos os motores (conhecidos como servos ) servo de rotação e de posição como são usados . O servo de rotação é usado por tempo e gira no mínimo 180º para cima. Para saber o tempo que o servo de rotação dá um giro de 45 centésimos e dá uma volta ou “giro” é só calcular : o tempo de 1 segundo equivale 60 centésimos que dividi-se por uma fração EX: 60 dividido por 4 igual 15 centésimos. Já o de posição gira por ângulos de 0° a 180°.
Na aula do dia 25 de março nós do projeto de educação cientifica tivemos a 1ª Assembléia do ano de 2009. Os alunos do projeto se reuniram e falaram sobre as normas e os combinados, e deram suas opiniões para melhorar o comportamento e desempenho de todos nos ônibus e na escola.
Servo de Posição
Servo de Rotação
No dia 01 de abril vimos motores controlados por sensor de temperatura cada vez que ficava a certa temperatura o sensor passava um sinal para o pop1 que fazia o motor girar por um tempo,em seguida parava. Usamos comando ubi alterando a programação e substituindo pelo comando EX: senão lersensor [comando 1] [comando 2] se o sensor tiver uma leitura ele fará o primeiro comando se não tiver nem um tipo de leitura ele fará o segundo comando.
Autores: Danielly, Isaque e Breno.
turma UT
Ângulos Retos em Função de graus na posição dos motores
Nós começamos com uma pequena explicação sobre ângulos e nós percebemos que para medirmos os ângulos é necessário usar o “transferidor” (que é uma régua que mede ângulos). Depois da explicação tivemos que resolver um pequeno desafio, que era desenhar um transferidor, e tivemos que usar o programa SUPERLOGO, e para construir usamos os comandos PD, PE, PF, PT (Para Direita, Para Esquerda, Para Frente, Para Trás). Tivemos também que usar o kit “POP1” (kit robótico de programação), usamos o “servo de posição”(F1) (motor) e tivemos que achar os graus de diferentes ângulos porém sempre observando o grau que se coloca para o motor de posição (,) pois ele é um motor que gira de 0° a 199° graus, mas não foi tão difícil porque achamos uma lógica para essa solução:
Ângulo girar 45° programar 100 centésimos
Ângulo girar 90° programar 150 centésimos
Ângulo girar 0° programar 50 centésimos
Aprendemos a usar o “transferidor” e a medir graus de ângulos e a encontrar posições diferentes do servo de posição.
Ângulo girar 45° programar 100 centésimos
Ângulo girar 90° programar 150 centésimos
Ângulo girar 0° programar 50 centésimos
Aprendemos a usar o “transferidor” e a medir graus de ângulos e a encontrar posições diferentes do servo de posição.
Motor de rotação em função de ângulos
Neste dia de aula tivemos de achar ângulos para determinadas voltas e essas voltas se variavam em:
180°(1/2 volta), tempo: 5 Centésimos.
360°(1 volta), tempo: 55 Centésimos.
90° (1/4 volta), tempo: inexististe porque o motor de rotação não gira 90°, porque ele gira apenas até acima de 180° graus de acordo com o programado, essa função pertence ao motor de posição(F2) (Motor) que gira de 0° a 180° assim se diz que um motor complementa o outro.
Assembléia de alunos – 25/03/2009
A nossa coordenadora Luziânia começou a assembléia com a seguinte pergunta:
O que significa assembléia?
De acordo com a pergunta respondemos: É uma reunião de pessoas que se discutem problemas para achar uma solução no espaço que essas pessoas convivem.
Na assembléia da Escola nós discutimos sobre o significado de normas e combinados.
E ficou declarado que normas são leis impostas pela diretoria, e que os alunos tem que cumprir para a melhor convivência de todos.
E que combinados é tudo aquilo que é eleito por um grupo de pessoas que impõe como um problema.
Nós fizemos novos combinados de acordo com os problemas colocados com os temas discutidos.
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