sexta-feira, 15 de maio de 2009

Aulas dos dias 16 e 18 de março de 2009















Autores: Paulo e Thulyana
turma UM




A história da robótica: Uso multímetro
A gente se reuniu em grupos para fazer a retomada da aula passada que foi sobre os multímetros e aprendemos a medir a corrente (ou amperagem). Logo depois, lemos um texto que ajudou a entender melhor a história da robótica. O texto falava sobre as três leis da robótica que foram criadas para combater a síndrome de Frankenstein. (que era uma forma de pensar das pessoas de sua época, ou seja, qualquer coisa criada pelo homem seria anti-divino).O que significa robótica? A robótica é (a) ciência que estuda a construção de robôs. Ela envolve várias outras disciplinas como: engenharia mecânica e elétrica, inteligência artificial. De onde vem a palavra Robô? A palavra robô foi introduzida pelo dramaturgo Karel Capek. Esta palavra surgiu numa das suas mais prestigiadas peças, R.U.R, (.) Robô é uma máquina que tem aspecto, humano e é capaz de agir de um modo automático para desempenhar uma determinada função.





As três leis são:
1-Os robôs não podem machucar os humanos.
2-Os robôs têm que obedecer a um ser humano desde que não entre em Conflito a primeira lei.
3-Os robôs podem se defender desde que não entrem em conflito com a primeira e segunda lei.



O texto foi uma adaptação do prefácio do livro ”Eu, robô” de Isaac Asimov

*Com esta aula aprendemos que as pessoas pensavam ou pensam que tudo criado pelo homem é anti divino, este preconceito dura ate hoje em algumas religiões as pessoas são completamente a favor do preconceito.








Ampliando o significado das leis da robótica: Trecho de “Eu, robô”




A gente assistiu o trecho do filme “Eu, robô” que foi muito interessante, pois deu para aprender muito e discutimos a cena e nela encontramos as três leis. O desafio depois foi fazer uma história que falava sobre um erro nessas leis, logo após socializamos o que aconteceu no texto, como foi que os robôs contrariaram uma dessas leis, mas tem também a 4° lei, que o robô não pode interferir no ecossistema.












Autores: Gleyson, Jéssika Karoline e Tiago
turma UT


“Eu, robô”

Nessa aula falamos sobre o autor do livro EU ROBÔ. Isaac Asimov foi um grande historiador, escritor, e formulou as três leis da ROBÓTICA e dos seus conceitos.
Foi ele quem lutou contra o preconceito, pois todos os seres humanos achavam e acham que as máquinas poderiam se revoltar contra os seus criadores e até mesmo contra todos os seres humanos. Esse preconceito foi inspirado no romance de FRANKESTEIN que falava que esse ser matava as pessoas, e todos acreditavam nesse mito.
E para que esse preconceito não aumentasse criou e fundou as três leis da robótica.


As três leis são essas:

1-leis: um robô não pode ferir um ser humano ou, através da inação, permitir que um ser humano não fosse ferido.

2-lei: um robô deve obedecer às ordens dadas por seres humanos exceto se essas ordens entrar em conflito com a °1 lei .

3- lei: Um robô deve proteger sua própria existência desde que tal proteção não entre em conflito com a °1 ou °2 lei.

A robótica não é simples mente robôs; e este é acima de tudo vida virtual que nos fazem ajudar pessoas a compreender o que cada robô representa pra essa humanidade porque querendo ou não, eles foram feitos pra ajudar a todos nós.




A nossa história

Nessa aula demos continuidade sobre Isaac Asimov e as três leis. Nesse dia escrevemos uma história que envolveria as leis. Nessas histórias continha violência pelo fato de que nossa sociedade é muito violenta. Falamos também sobre o preconceito que alguns tinham sobre os robôs a chamada síndrome do FRANKESTEIN. Essa aula também foi importante para fixar nossas aprendizagens sobre as três leis da robótica. Vimos também um trecho do filme “EU, ROBÔ” que foi inspirado no livro de Isaac Asimov que retratava a vida de um cara que era dominado pela síndrome do Frankenstein.

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