Autores: Samara e Gleyce
turma UM
Multímetro
Primeiro começamos com a chamada em seguida fizemos a retomada da aula anterior onde podemos socializar e relembrar o que fizemos na aula passada. Depois o professor fez a proposta para fazer o circuito e também ele deu algumas dicas para utilizar o multímetro para medir a voltagem. Quando terminamos de fazer isso, fizemos o circuito com a bateria e o multímetro para medir a voltagem e achar o resistor correto para ser utilizado na ligação do led.
Na aula de hoje nós aprendemos a utilizar o multímetro e algumas dicas para não danificar o aparelho. Colocar a chave seletora do multímetro no devido lugar, ou seja, no símbolo correto, pois para medir a gente também tem que colocar do número maior para o menor até achar a voltagem, por exemplo: a bateria tem 9V então temos que colocar a voltagem mais próxima da bateria ou seja, na escala de 20V, pois se colocarmos o número da escala do menor para o maior pode danificar o aparelho.
OBS: V = Volts
O multímetro pode medir a corrente elétrica, voltagem e a resistência elétrica. As características do multímetro são: painel de controle, chaves seletoras e pontas de provas.
Multímetro
Desafio!
Fizemos o desafio de medir a voltagem da bateria e a resistência do resistor. E também a gente identificou qual era o resistor adequado para medir, pois utilizamos três resistores um deles estava certo os outros poderiam queimar se o resistor fosse errado. Tinha resistores de 460Ω, 387Ω e 466Ω o que a gente utilizou foi o primeiro de 460Ω.
OBS: Ω = ohms.
O resistor é um dispositivo que compõe os aparelhos com a função de diminuir a voltagem dos ‘aparelhos’ para que não danifiquem.
Aqui no Rio Grande do Norte temos a voltagem de 220V.
Medidas do resistor
Primeiro como de sempre fizemos a retomada, (.) logo em seguida (,) fizemos o roteiro das pesquisas, o desafio de como ligar o led corretamente e também o registro da aula e por ultimo a finalização.
Na aula a gente olhou um site que dava umas dicas de como achar o resistor certo. As características do led também ajudaram bastante na hora do cálculo. Conseguimos achar o resultando no site, pois tinha uma calculadora para calcular o valor correto do resistor. Só bastava colocar o total de led utilizado, tensão do led, a corrente do led e a tensão total do led e dava o resultado. E para fazer o cálculo na prática era só medir a tensão da fonte (9V), subtrair pela a tensão do led (1,7) e o resultando divide pela corrente elétrica (0,015).
OBS: http://www.electronica-pt.com/
Ex: 9V -1,7 = 7,3V / 0,015 = 465
Dicas:
Nunca devemos ligar o led direto à fonte e que os led’s podem danificar por ligações incorretas ou na soldadura. Devemos procurar saber também o resistor correto.
LED: Existem vários tipos de led’s. Com Características diferentes (existem led’s com várias cores e voltagem).
Os Led’s são encontrados em vários eletrodomésticos como na televisão, som, computadores etc.
Autores: Francisco Junior, Rayany e Luan
turma UT
Estudando o multímetro
O objetivo dessa aula foi de saber usar o multímetro de forma correta, dependendo do equipamento e do que você quer medir, devemos colocar o número aproximado para que não queime o equipamento ou aparelho eletrônico. Ex: para medir uma bateria de 9 v usamos a escala de 20 v, que é a mais aproximada.
Multímetro: O multímetro serve para fazer medições de grandezas físicas elétricas.
Figura 1
Multímetro | |||
Ex: amperagem (medida da corrente elétrica), voltagem (medida dos volts de uma fonte) e resistência (medida da resistência elétrica).
Aprendemos a fazer o cálculo para saber o custo de energia que gastamos mensalmente em nossa casa, confira o cálculo abaixo:
Potência do aparelho (w) X horas por mês X o valor cobrado por kWh / por 1000 = a o valor do consumo do aparelho por mês.
Outro cálculo é o consumo mensal de energia: (valor do medidor do mês atual em kWh – o valor medido do mês anterior / por 1000 = a o valor do consumo mensal de todos os aparelhos da casa.
Com este cálculo, podemos acompanha mais de perto o consumo ativo da energia mensal da nossa casa.
LED: também chamado de diodo semicondutor, pois ele pode através da luz avisar quando está funcionando. Se ligarmos com a polaridade invertida ele não liga, mas pode queimar.
Para ligarmos precisamos de um cálculo que serve para achar a resistência do resistor, para que assim passe a energia (voltagem e amperagem) necessária.
RESISTOR: É um dispositivo eletrônico que serve para baixa a voltagem.
Ex: Eu tenho um bateria de 9 v, mas só preciso de 3v em média, dependendo do led. Assim eu vou usar o resistor para diminuir a voltagem da bateria.
Obs.: para o resistor é conectado no lado positivo do led, ou seja, na perna maior.
(bateria 9 v)
(o restistor, para diminuir a voltagem e a corrente da bateria)
(após esse processo o led pode ser ligado)
O cálculo abaixo corresponde a qual resistor deverá usar para ligar o led.
Ex:
Tensão: 2.2v corrente: 25mA
Resistência: 270 ohms
Potência: 0.171 watts
Voltagem resistência: voltagem da fonte – voltagem que o led precisa.
Voltagem da resistência: 9 - 2. 2 = 6.8 volts.
Resistência = a voltagem da resistência / led
Resistência = 6.8volts / 0.025 = 272 ohms
Esta medida também pode ser feita através do multímetro e pelas cores dos resistores.
Obs. Essa demonstração e para ligar um led de cor vermelha, pois a voltagem varia pela cor do led.
Com esta aula aprendemos que para ligar um led não é fácil como imaginamos, mais para isso, devemos fazer cálculos que servem para saber em que voltagem devemos ligar o led, e que e necessário usar outros tipos dispositivos eletrônicos, como o resistor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário