domingo, 14 de setembro de 2008

Aulas dos dias 02 e 04 de setembro


Aula de 02 e 04 de setembro de 2008

Autores: Bruna Carla, Levi José e Rayany Kamila.

Problema (senão)?
Nessa aula nosso objetivo era construir um jogo, onde tínhamos que fazer um labirinto em que uma tartaruga sairia do inicio passando pelos obstáculos até chegar ao ponto desejado, passando para outra fase, e se ela batesse nas paredes ela voltaria ao inicio (com o comando PI, posição inicial). Fizemos isso usando o programa imagine (linguagem de programação). Neste dia conhecemos o comando senão (senão fazer “isso” faça “aquilo”). Se a programação que fizemos não for ativada ele passa para outra programação. Também aprendemos o comando cor ponto que identifica a cor onde a tartaruga está, fazendo toda a programação ter sentido.
Nessa aula aprendemos dois novos comandos básicos para fazer jogos de raciocínio lógico.

Imagine (teclado)...
Nessa aula revimos comandos (PF, PT, GD, GE, PI, SENÃO CORPONTO) e ferramentas (BOTÃO, TARATARUGA, BARRA DE DESENHOS) aprendemos um novo comando: t1’ mudar Menu teclado. Com esse comando e seu complemento poderíamos ativar o controle do jogo pelo teclado e demos a continuidade ao nosso jogo, fazendo outras fases e finalizando.
Aprendemos que para se fazer um jogo no imagine é preciso ter foco, qualidade de trabalho em grupo e saber ouvir diversas opiniões... Valorizamos a frase “prestar atenção”, pois uma programação fácil pode se tornar mais difícil.


Aulas dos dias 02 e 04 de setembro

Autores: Jordy Julio, Breno alisson, Mary Aparecida

USANDO O IMAGINE

Dia 02 de setembro Usamos o imagine para construir um jogo em forma de labirinto. O objetivo era que a tartaruga sair do labirinto, mas se batece na parede ela voltaria para o inicio.
Usamos um tipo de programação que era o (senão cor ponto) usado no imagine para quando ela batece na parede ela voltasse para o inicio se não batece continuaria andando. Exemplo: sinão cor ponto= “preto [PI] [ PF 10 ].

Dia 04 de setembro Usamos outra programação que era para controlar o jogo pelo teclado exemplo: t1’mudarmenuteclado [seta acima [pf10] seta0[gd45] seta abaixo [pf10] seta E [ge45]].
Aprendemos uma programação deferente do que tinhamos aprendido e com esse tipo de programação cosigimos fazer o primeiro e segundo estagio do jogo do labirinto.

Aulas dos dias 26 e 28 de agosto de 2008.



Aula de 26 e 28 de Agosto de 2008

Autores: Francisco de Assis, Hudson Santos, Jonas Fernandes.

Sensores
No dia 26 de agosto nós relembramos algumas coisas sobre sensores, quais e quantos são, e mais. Discutimos cada sensor e todos os servos que estudamos:
Motor servo de rotação e o de posição. Aprendemos que o de rotação gira 360° ou dá mais de uma volta e o de posição gira de 1° a 180°. O comando utilizado para movimentar os motores de rotação no programa Superlogo é o seguinte:

Ligar: Servo (n° que ele esta conectado a placa) 1.
Desligar: Servo (n° que ele esta conectado) 0.
O comando para ligar e desligar o de posição é o seguinte:
Ligar: servo (n° que ele este conectado) de 1° a 180°.
Desligar: servo (n° que ele esta conectado) 0.
São dois comandos importantes na robótica. Um deles é o comando SENÃO que é capaz de fazer testes complexos, se o comando não for obedecido ele automaticamente desliga.
Aprendemos que os motores de rotação e de posição servem para abrir e fechar portas, janela e outras coisas. E que o comando senão serve para testar e identificar sensores.


No dia 28 de agosto fizemos uma pesquisar digital no (livro de curso básico de eletrônica), sobre sensores, circuitos elétricos e conversores, ficamos sabendo que circuito elétrico só pode trabalhar através de correntes elétricas, e que os convertores de energia são chamados de transformadores.
Escrevemos uma carta para a escola seed school, uma escola parecido com a nossa que busca mais conhecimentos com agente e nos também buscamos, falamos como somos, quantos são, o que fazemos e entre outras coisas.
Aprendemos que para medir pressões, temperaturas ou outras grandezas precisa converte-los. Pois essa grandeza não tem nadas a ver com eletricidade.



Aulas dos dias 26 e 28 de agosto de 2008.

Autores: Lenilson Tomas, Juliana de carvalho, Marcos Roniely, Ewerton Carllos.

Part.1 “O uso dos sensores, saídas e servos”.

Nessa aula fizemos uma pequena leitura sobre os sensores no livro eletrônico chamado curso básico de eletrônica que tem como autor: Newton c. Braga.
Voltando a aula vimos para que servem os sensores e a sua alta precisão. Algumas dessas precisões são :
-identificar algo
-sentir algo com precisão (altas temperaturas)
-luminosidade
-enviar aos kits (pop 1, rcx, pcl1001) algumas coisas do que ele tem que sentir no caso temperatura ou tocar, etc..
Na parte do programa ele ensina o kit a fazer algo com a informação do sensor.

Resumo sobre sensores: sensores são essenciais para instalar equipamentos eletrônicos e que dão muitas aderências a ele. Várias coisas utilizam sensores e algumas delas são: semáforos, postes, carros e etc.

Saídas e servos
Existem dois tipos de motores servos: rotação e posição
Rotação: o motor de rotação gira sempre para uma posição.
Alguns comandos: servo (n°)
Em que a rotação vai mudar de posição.
Posição: os motores de posição são bem diferentes. Eles não funcionam numa mesma posição, sua velocidade pode variar de 0º a 180º. Para mudar de rotação ele precisa de um comando com o número da entrada e o tempo em que vai vai fazer o giro.

Part.2 (A carta para a seed school, EUA).

Ante da carta falamos sobre (transdutores) os transdutores sensoriam certa grandeza elétrica e que com os transdutores é capaz de converter energia elétrica em som, luz, etc.
Transdutor é o que converte uma grandeza física qualquer numa resistência correspondente. Os transdutores são também chamados sensores.
Os circuitos que só trabalham com sinais elétricos correspondentes e tensão
Fizemos uma carta falando do nosso trabalho de nossos encontros nas terças e quintas falamos um pouco sobre nosso objetivo no projeto sobre nossa cidade, clima, falamos um pouco sobre nosso dia a dia o que fazemos onde estudamos quantas pessoas tem na sala. O que fizemos no semestre passado, e o que estamos pensando para esse semestre.

Aulas dos dias 19 e 21 de agosto


AULA DE 19 E 21 DE AGOSTO DE 2008

AUTORES: Jéssika Karoline, Leonardo, e Telma.

Nesta aula, tivemos uma pauta bem estendida, e o nosso primeiro experimento foi com o auxilio do X-INTERFACE, e o nosso primeiro problema foi o seguinte: tentar ligar as saídas digitais 1 e 4 ao mesmo tempo sem usar tantos botões no super logo. Nós usamos a placa POP1, o programa do super logo e aprendemos um novo comando o modo interruptor 1 e modo interruptor 2 que é usado do seguinte modo:OUT 888 6 com um click no mouse acende as duas luzes dos led’s, e OUT 888 2 com dois clicks acende apenas uma das duas luzes dos led’s, para o modo interruptor 1; e para o modo interruptor 2 OUT 888 6 e um click no mouse acende as duas luzes dos led’s e OUT 888 4 e dois click’s no mouse acende duas luzes. Alguns grupos tiveram dificuldades para entender a lógica do programa, e novamente vimos que a matemática esta bastante relacionada com a física e a robótica.

Na aula de hoje (21-09-08) revimos os servo que foram usados na construção da casa robótica revimos que se nós dermos o mesmo comando com o mesmo numero mais de duas vezes o motor não vai funcionar ex: SERVO 3 3 (o motor vai instantaneamente ser danificado), e vimos que nos não devemos dar um comando menor que 1 ou maior que 180 pois ira danificar o motor.descobrimos uma nova linguagem do SUPER LOGO:quando pedimos para o servo esperar 60, pedimos para ele esperar um segundo, pois 60 centésimos equivale a 1 segundo. O professor nos ensinou uma nova linguagem do SUPER LOGO:O LERSENSOR que quando colocasse-mos a mão longe a luz do led ficava de uma cor e quando aproximasse-mos a mão do led a luz ficava com uma cor diferente da anterior. Aprendemos outra linguagem no super logo que era : UBI que acarretou a descoberta de outra linguagem : o SENÂO que atualmente esta sendo muito utilizado nas nossas aulas. Com a ajuda dessas linguagens nos conseguimos concluir nossa experiência (que era semelhante a outra ) com sucesso, a experiência foi feita da seguinte forma:quando nos aproximasse-mos a mão no sensor, o servo de posição girava, a linguagem foi da seguinte forma :senão lersensor [senão lersensor 1 [instrução verd ] [ instrução falso] [ 1=1] ou seja, enquanto 1 for igual a 1 o sensor fará o que foi comandado. Bom o que mais importou nesta aula foi que ate agora todos nos conseguimos entender a lógica do programa e entendemos que o kit serve para facilitar (e fazer )os programas do super logo.



Aulas dos dias 19 e 21 de agosto

Autores: Jéssica Lima, Jamile Barreto, Samara Tays.

A matemática-leitura das portas paralelas

No dia 19 de agosto de 2008 usamos um kit de robótica chamado x-interface e a matemática (potenciação), para que o computador pudesse fazer a leitura, já que ele usa os números binários para fazer uma operação. Aprendemos a ligar as saídas do kit, exemplo: usamos o número 1, digitamos out. 888 1, e para saída 2,out. 888 2...Para você desligar todas as saídas você digita out. 888 0.E para desligar e ligar apenas uma saída digitamos,exemplo: (out. 888 0 out. 888 3) que é a soma das duas saídas,1 e 2 .O 888 é um registrador que ativa,comanda aporta paralela.

A placa - POP1

No dia 21 de agosto de 2008 fizemos a retomada sobre o X-interface e o Imagine. Aprendemos um pouco sobre a POP-1. Ela tem cinco saídas servos quatro entradas para sensores e três saídas digitais.Usamos uns comandos :Servo”número “que está conectado e “zero” para (desligar).(número= local do servo).Aprendemos os comandos dos servos de rotação e posição.O de rotação precisa saber o numero que ele esta conectado e o “zero”para desligar(Nº. do local do servo)E se quiséssemos ligar o comando é só digitar o servo que ele esta conectado e o numero 1.O de posição precisa do servo,n° que ele esta conectado e um valor.

Aulas dos dias 12 e 14 de Agosto


Aula de 12 e 14 de agosto de 2008

Autores: Ana, Nayara, Breno e Jéssica Mª.

A aula do dia 12 PCL 1001

Começamos a aula com a PCL 1001 que é um estilo de um micro computador, só que mais avançado que o RCX, e tem mais capacidade de memória e de entradas, o dobro que é seis (entradas e saídas).
A PCL possui um display, uma porta paralela, uma serial, um interruptor, uma saída serial que liga os leds, motores,sensores e entre outros...
A porta paralela elas fazem a mesma coisa mais são usadas independentemente para coisas diferentes,e também tem a entrada da fonte que devemos ter muito cuidado pois,necessita de atenção com a voltagem para não queima-lá,suas entradas servi para sensores,e suas saídas para motores e lâmpadas,ela pode gravar uma informação por ate 40 anos.
Aprendemos que com ele podemos transferir algo para o display e que as portas paralelas servem para se usar em tempo real,e porta serial transmite programas.

X _INTERFACE

O x interface ele é um kit de robótica fácil de se utilizar, tem saídas que ligam e desligam através dos comandos:
-Para ligar OUT 888 1
-Para desligar OUT 888 0
O out é a saída o 888 é o registrador e o ultimo numero é a posição em que esta em funcionamento os motores,as saídas começam pelo numero 0 para numerá-la temos que converte-lás para o sistema binário,então a saída 1 corresponde ao 0,pois 2 com o expoente 0 é igual a 1, e assim colocamos o 2 com o expoente equivalente ao numero da saída e assim saberemos qual o numero ira ativa-lá.
Ele possui uma saída e uma entrada a mais que o RCX,ou seja,tem quatro entradas e saídas e é bem mais rápido e pratico que o RCX.
Fizemos um teste no imagine (que é um programa objetivo para fazermos nossos comandos,testes,animações)...esses comandos são super fácies.
Nosso teste foi feito da seguinte maneira, fizemos um botão e mudamos sua forma com o objetivo de não termos que repetir os comandos varias e varias vezes... para dar mais praticidade para nossos trabalhos.


Aulas dos dias 12 e 14 de Agosto

Autores: Andrielyson Mateus, Flavia Aquino, Diorge Maykon e Gabriel Silva.

PCL 1001 E AS PORTAS PARALELA E SERIAL

No dia 12 de agosto nós falamos um pouco sobre as portas paralela e serial. A porta serial e a porta paralela servem para controlar os kits de robótica em tempo real ou em programas.
Vamos falar sobre a pcl 1001 tem entradas para sensores e saídas para motores, lâmpadas e leds (diodo emissor de luz) fizemos um programa para controlar um display o programa era assim disp(1) (pcl1001) este programa apresenta uma mensagem na tela do display lcd da pcl 1001.
Com isso aprendemos como utilizar a pcl 1001 que é um kit bem avançado que da continuidade ao RCX.

X-INTERFACE

No dia 14 de agosto nós falamos um pouco sobre o x-interface esse kit tem em comum com os outros kits é que ele tem entradas e saídas para conectar sensores,motores,lâmpadas,leds,e etc.e para mandar os comandos.No x-interface tem 4 entradas e 4 saídas.as saídas são(out1,out2 e etc.) e as entradas são(in1,in2 e etc.) o registrador para ligar as saídas “888” e para ligar as entradas “889” out ‘881’ para ligar e out ‘880’ para desligar.nós entendemos que o x-interface tem varias entradas e vários sinais e também algumas saídas.com isso aprendemos que o x-interface é um kit muito avançado e mais fácil para se controlar os comandos.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

TURMAS DE PROGRAMAÇÃO EM ROBÓTICA





Nas aulas dos dias 31-07-08 e 05-08-08

Aconteceram foram duas aulas semelhantes onde nós aprendemos sobre o assunto da velocidade dos motores onde um nós usamos a programação do robolab e fizemos um procedimento utilizando três sensores (sensor de toque , de temperatura e o de luminosidade) e cada sensor acionava uma velocidade diferente , o circuito iniciava quando o sensor de toque era pressionado e solto acionava o motor que girava na velocidade um por dez segundos parava que acionava o sensor de luminosidade em 15% de luz girava o motor na velocidade três por dez segundos e parava e acionava o sensor de temperatura em 34° que girava o motor na velocidade cinco e o circuito acabava .
E no outro nós utilizamos um sistema de engrenagens para descobrir a maior e a menor velocidade que os motores atingiam. Chegamos a conclusão de que quando a maior engrenagem está associada ao motor que o pneu vai girar mais rápido, se colocada de maior para o menor.mas se colocada da menor engrenagem pra a maior engrenagem o pneu irá girar muito lento.
No meio do caminho nós lemos um artigo tirado de revista falando sobre a importância Leonardo Da Vinci para a mecatrônica que serviu para nós pensarmos sobre a importância dele para as pessoas de hoje.
Aprendemos que os motores podem mudar a velocidade sem tocar nele e que não devemos nunca desistir do que queremos.

Autores: Diorge Maykom , Samara Tays e Maria Carolina.

05/08/08

No dia 05/08/08, lemos um texto de Leonardo da Vinci, onde cada pessoa leu um trecho. Aprendemos que Leonardo da Vinci influenciou muitas invenções: helicóptero, bicicleta, prensa para-queda e tanque de guerra e etc.
Fizemos uma experiência com engrenagens: pequenas, media e grandes. Usamos também o RCX, motor continuo, e programamos no robolab para as engrenagens girar por 10s.e de acordo com as engrenagens vimos diferentes velocidades. A Engrenagem maior girou devagar mais fez as outras girar mais rápido,a engrenagem menor girou rápido mais fez as outras girar devagar,a engrenagem media fez girar na mesma velocidade.
Aprendemos que Leonardo da Vinci influenciou muitas invenções e que usamos sem sabermos que ele inventou.

Jonas e Nayara.

Aulas de 29 e 31 de Julho de 2008



Aula do dia 29/07/2008

No inicio da aula foi feito um levantamento sobre alguns eletrodomésticos que nós conhecíamos. Depois a gente formou grupos e pesquisamos sobre o surgimento histórico daquele aparelho .Ficamos sabendo quem inventou, como surgiu, porque e em que ano foi inventado. Nós vimos que nada acontece por acaso, que as invenções foram criadas por necessidades, nada é criada sem necessidade ou por acaso e que essas invenções fizeram e fazem a diferença, e são extremamente úteis para nós.
Aula do dia 31/07/08


Nessa aula a nossa tarefa era criar um “ventilador” de brinquedo utilizando materiais que o professor nos deu. Daí tínhamos que fazer ele com os sensores que temos, que são o de toque, temperatura e luminosidade, que foram usados para ativar as velocidades do motor . Cada grupo fez um ventilador com seqüências, tempos, formas e etc. diferentes. Depois conectamos cada sensor no motor que tínhamos, e começamos a montar e a programar, pelo computador, no robolab. Aprendemos a mudar a velocidade do motor com sensores utilizados. Por ultimo cada grupo apresentou seus trabalhos e como os tinham feito.

Emilly, Levi e Breno.

Aula dia 24 de Julho de 2008

Na aula nós falamos sobre os dispositivos inteligentes, estudamos mais fundo sobre os sensores fizemos um experimento em que aprendemos a usar o programa, espera por mais claro, e diferenciar espera mais claro e espera por luz.
Nós usamos na aula o RCX 1.0 para receber o programa que fizemos no ROBOLAB, também utilizamos o sensor de luz para estudarmos a luminosidade do ambiente (espera por mais claro e espera por luz).
Aprendemos a utilizar as funções de programação do ROBOLAB que se chama: espera por mais claro e espera por luz, aprendemos a distinguir as duas funções. Por exemplo: espera por luz funciona com uma quantidade especifica ex: espera por 15, o motor vai funcionar quando a quantidade de luz chegar a 15 ou acima de15. E espera por mais claro funciona quando determinamos uma variação qualquer ex: se eu quero uma variação de 10 eu vou ter que determinar um valor acima de 10 (se eu tenho um número: 20 e quero uma variação de 10 terei que aumentar este valor para 30).

Jéssica Karoline, Julyenne e Telma.

22-07-2008

Nos relembramos alguns princípios básicos sobre o RCX e suas funções. Vimos conceitos e noções do que é sensor. Utilizamos uma linguagem de comunicação chamada robolab.
O kit RCX da lego tem três entradas de sinal onde podemos ligar sensores e três saídas de sinal onde podemos ligar motores e lâmpadas. Utilizamos o RCX como um leitor de sinal .
Lendo as informações que o sensor de luz passou fazendo ligar o motor .
Através das funções: espera por luz e espera por mais claro.
No nosso caso utilizamos a função espera por mais claro
Quando o sensor atingia a determinada porcentagem de luz aí então ligava o motor.
Na aula desse hoje nós aprendemos que o sensor luz tem duas funções: espera por luz espera por mais claro.

Autores: Flávia de Aquino, Natanael Mota, Thulyana rosa.

Aula do dia 17-07-08

Nessa aula começamos relembrando das normas do projeto e falamos sobre as férias, reencontramos amigos e fizemos novas amizades logo após recebemos uma visita de uma estudante de outro estado depois disso o professor fez uma proposta de ouvirmos uma musica de legião urbana chamada vamos fazer um filme, a musica passava a mensagem de que todos nós temos uma importância fundamental para o projeto o professor nos pediu para retirarmos uma parte da musica que tivesse alguma relação com o nosso projeto depois que todos nós demos as nossas opiniões sobre a musica socializamos e registramos a aula, depois fizemos a finalização.

Jamile Barreto, Mery Aparecida, Andrielison.

Neste dia começamos a aula com a musica de Renato russo, (vamos fazer um filme?) A musica nos fez refletir o quanto a vida é importante, quando fazemos acontecer e quando temos pessoas ao nosso redor que nos apóiam. Fizemos uma relação entre a musica e a nossa vida no projeto e chegamos à conclusão que cada um tem seu ponto de vista, sua forma de se expressar e opiniões. E quando alguém deixa de falar algo importante por ser omitido, mesmo que para o dono de sua própria idéia não tenha a devido valor para outra pessoa seja algo de muito importância. Aprendemos a ouvir as diversas opiniões, e a valorizar as idéias independente que seja sua ou de outras pessoas.

Ana Karoline, Bruna Carla e Francisco de Assis.