AULA DE 19 E 21 DE AGOSTO DE 2008
AUTORES: Jéssika Karoline, Leonardo, e Telma.
Nesta aula, tivemos uma pauta bem estendida, e o nosso primeiro experimento foi com o auxilio do X-INTERFACE, e o nosso primeiro problema foi o seguinte: tentar ligar as saídas digitais 1 e 4 ao mesmo tempo sem usar tantos botões no super logo. Nós usamos a placa POP1, o programa do super logo e aprendemos um novo comando o modo interruptor 1 e modo interruptor 2 que é usado do seguinte modo:OUT 888 6 com um click no mouse acende as duas luzes dos led’s, e OUT 888 2 com dois clicks acende apenas uma das duas luzes dos led’s, para o modo interruptor 1; e para o modo interruptor 2 OUT 888 6 e um click no mouse acende as duas luzes dos led’s e OUT 888 4 e dois click’s no mouse acende duas luzes. Alguns grupos tiveram dificuldades para entender a lógica do programa, e novamente vimos que a matemática esta bastante relacionada com a física e a robótica.
Na aula de hoje (21-09-08) revimos os servo que foram usados na construção da casa robótica revimos que se nós dermos o mesmo comando com o mesmo numero mais de duas vezes o motor não vai funcionar ex: SERVO 3 3 (o motor vai instantaneamente ser danificado), e vimos que nos não devemos dar um comando menor que 1 ou maior que 180 pois ira danificar o motor.descobrimos uma nova linguagem do SUPER LOGO:quando pedimos para o servo esperar 60, pedimos para ele esperar um segundo, pois 60 centésimos equivale a 1 segundo. O professor nos ensinou uma nova linguagem do SUPER LOGO:O LERSENSOR que quando colocasse-mos a mão longe a luz do led ficava de uma cor e quando aproximasse-mos a mão do led a luz ficava com uma cor diferente da anterior. Aprendemos outra linguagem no super logo que era : UBI que acarretou a descoberta de outra linguagem : o SENÂO que atualmente esta sendo muito utilizado nas nossas aulas. Com a ajuda dessas linguagens nos conseguimos concluir nossa experiência (que era semelhante a outra ) com sucesso, a experiência foi feita da seguinte forma:quando nos aproximasse-mos a mão no sensor, o servo de posição girava, a linguagem foi da seguinte forma :senão lersensor [senão lersensor 1 [instrução verd ] [ instrução falso] [ 1=1] ou seja, enquanto 1 for igual a 1 o sensor fará o que foi comandado. Bom o que mais importou nesta aula foi que ate agora todos nos conseguimos entender a lógica do programa e entendemos que o kit serve para facilitar (e fazer )os programas do super logo.
Nesta aula, tivemos uma pauta bem estendida, e o nosso primeiro experimento foi com o auxilio do X-INTERFACE, e o nosso primeiro problema foi o seguinte: tentar ligar as saídas digitais 1 e 4 ao mesmo tempo sem usar tantos botões no super logo. Nós usamos a placa POP1, o programa do super logo e aprendemos um novo comando o modo interruptor 1 e modo interruptor 2 que é usado do seguinte modo:OUT 888 6 com um click no mouse acende as duas luzes dos led’s, e OUT 888 2 com dois clicks acende apenas uma das duas luzes dos led’s, para o modo interruptor 1; e para o modo interruptor 2 OUT 888 6 e um click no mouse acende as duas luzes dos led’s e OUT 888 4 e dois click’s no mouse acende duas luzes. Alguns grupos tiveram dificuldades para entender a lógica do programa, e novamente vimos que a matemática esta bastante relacionada com a física e a robótica.
Na aula de hoje (21-09-08) revimos os servo que foram usados na construção da casa robótica revimos que se nós dermos o mesmo comando com o mesmo numero mais de duas vezes o motor não vai funcionar ex: SERVO 3 3 (o motor vai instantaneamente ser danificado), e vimos que nos não devemos dar um comando menor que 1 ou maior que 180 pois ira danificar o motor.descobrimos uma nova linguagem do SUPER LOGO:quando pedimos para o servo esperar 60, pedimos para ele esperar um segundo, pois 60 centésimos equivale a 1 segundo. O professor nos ensinou uma nova linguagem do SUPER LOGO:O LERSENSOR que quando colocasse-mos a mão longe a luz do led ficava de uma cor e quando aproximasse-mos a mão do led a luz ficava com uma cor diferente da anterior. Aprendemos outra linguagem no super logo que era : UBI que acarretou a descoberta de outra linguagem : o SENÂO que atualmente esta sendo muito utilizado nas nossas aulas. Com a ajuda dessas linguagens nos conseguimos concluir nossa experiência (que era semelhante a outra ) com sucesso, a experiência foi feita da seguinte forma:quando nos aproximasse-mos a mão no sensor, o servo de posição girava, a linguagem foi da seguinte forma :senão lersensor [senão lersensor 1 [instrução verd ] [ instrução falso] [ 1=1] ou seja, enquanto 1 for igual a 1 o sensor fará o que foi comandado. Bom o que mais importou nesta aula foi que ate agora todos nos conseguimos entender a lógica do programa e entendemos que o kit serve para facilitar (e fazer )os programas do super logo.
Aulas dos dias 19 e 21 de agosto
Autores: Jéssica Lima, Jamile Barreto, Samara Tays.
A matemática-leitura das portas paralelas
No dia 19 de agosto de 2008 usamos um kit de robótica chamado x-interface e a matemática (potenciação), para que o computador pudesse fazer a leitura, já que ele usa os números binários para fazer uma operação. Aprendemos a ligar as saídas do kit, exemplo: usamos o número 1, digitamos out. 888 1, e para saída 2,out. 888 2...Para você desligar todas as saídas você digita out. 888 0.E para desligar e ligar apenas uma saída digitamos,exemplo: (out. 888 0 out. 888 3) que é a soma das duas saídas,1 e 2 .O 888 é um registrador que ativa,comanda aporta paralela.
A placa - POP1
No dia 21 de agosto de 2008 fizemos a retomada sobre o X-interface e o Imagine. Aprendemos um pouco sobre a POP-1. Ela tem cinco saídas servos quatro entradas para sensores e três saídas digitais.Usamos uns comandos :Servo”número “que está conectado e “zero” para (desligar).(número= local do servo).Aprendemos os comandos dos servos de rotação e posição.O de rotação precisa saber o numero que ele esta conectado e o “zero”para desligar(Nº. do local do servo)E se quiséssemos ligar o comando é só digitar o servo que ele esta conectado e o numero 1.O de posição precisa do servo,n° que ele esta conectado e um valor.
Autores: Jéssica Lima, Jamile Barreto, Samara Tays.
A matemática-leitura das portas paralelas
No dia 19 de agosto de 2008 usamos um kit de robótica chamado x-interface e a matemática (potenciação), para que o computador pudesse fazer a leitura, já que ele usa os números binários para fazer uma operação. Aprendemos a ligar as saídas do kit, exemplo: usamos o número 1, digitamos out. 888 1, e para saída 2,out. 888 2...Para você desligar todas as saídas você digita out. 888 0.E para desligar e ligar apenas uma saída digitamos,exemplo: (out. 888 0 out. 888 3) que é a soma das duas saídas,1 e 2 .O 888 é um registrador que ativa,comanda aporta paralela.
A placa - POP1
No dia 21 de agosto de 2008 fizemos a retomada sobre o X-interface e o Imagine. Aprendemos um pouco sobre a POP-1. Ela tem cinco saídas servos quatro entradas para sensores e três saídas digitais.Usamos uns comandos :Servo”número “que está conectado e “zero” para (desligar).(número= local do servo).Aprendemos os comandos dos servos de rotação e posição.O de rotação precisa saber o numero que ele esta conectado e o “zero”para desligar(Nº. do local do servo)E se quiséssemos ligar o comando é só digitar o servo que ele esta conectado e o numero 1.O de posição precisa do servo,n° que ele esta conectado e um valor.
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