segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

MOSTRA SEGUNDO A TURMA UM

A MOSTRA DO DIA 06 DE DEZEMBRO 2008
Autores: Jéssica Vitória, Thulyana Rosa, Jordy Júlio.


A mostra foi legal, mas poderia ter sido mais organizada. Sentimos falta de organização, cometemos praticamente todos os erros das mostras anteriores. Ela serviu para expor nossos trabalhos, o que aprendemos no decorrer do semestre. Sentimos também a falta de um monitoramento, porque as pessoas não sabiam para onde se dirigir. Graças a isso algumas pessoas não nos ouviam atenciosamente. Um problema que não estava sendo esperado foi o da Casa do Futuro (tivemos uns problemas técnicos). Clicamos na mesma tecla “Repet”: Como já foi dito a falta de organização, que foi um problema falado no decorrer da amostra anterior. O barulho também foi um problema...
O que deu certo foi à organização do trabalho, as pessoas se empenharam na apresentação do trabalho (algumas tiveram que sair mais cedo e outros não puderam vir).Tivemos uma grande visita inesperada, a de Miguel Nicolelis e logo depois um grande prazer em apresentar para ele (para poder mostrar que seu sonho esta sendo realizado, que podemos sim, mudar o mundo!). Os conhecimentos que obtemos na mostra foram: Em química, aprendemos sobre os vulcões que existe três tipos: Adormecido, Extinto e Ativo, em Biologia aprendemos sobre biomas do RN e ecossistemas... Na oficina de História conhecemos a historia do telescópio Houble.
Houve também comentários sobre os projetos: As pessoas deram idéias para transformar os projetos em realidade, principalmente, os projetos como o Varal Eletrônico, Leiteria Eletrônica e a Torneira Econômica, sem esquecer-se da Casa do Futuro que foi um grande sucesso. Revemos vários amigos, e podemos matar a nossa saudade.

A III MOSTRA DA ESCOLA ALFREDO J. MONTEVERDE
Autores: Juliana de Carvalho Teixeira. Jamile Barreto de Luna. Mary Aparecida Soares da Silva. Gabriel de Souza silva.

Nós avaliamos como as pessoas explicaram cada projeto, também como o evento foi importante não só para nossa oficina como para as outras.
A mostra foi muito divertida, porém muitas pessoas não puderam comparecer, mas os pais que vieram gostaram muito da mostra e levaram com eles o conhecimento do nosso projeto, já adquirido por seus filhos.
Para nós o que deu certo foi a presença de alunos, professores, pais dos alunos e funcionários. O que não deu certo foi o comportamento insuficiente e a ausência de alguns alunos para explicação dos nossos projetos.
O conhecimento adquirido tanto pelos alunos quanto pelos pais, foi saber um pouco mais sobre a ciência e aprender a acreditar que coisas que vemos na tv e achamos algo impossível de fazer, é apenas o resultado da vontade de querer por em prática e conseguir. FRASES DITAS PELOS VISITANTES: “Que bom isso, assim facilita mais a vida das donas de casa”. “Que bom, eu estou precisando de um desse lá em casa”. “Que bom, muito bem explicado. Esta turma está de parabéns”.

A MOSTRA DO DIA 06/12/2008
Autores: Samara, Andrielyson e Flávia.


Para nós a mostra foi muito legal, pois nossos familiares e amigos tiveram a oportunidade de conhecer melhor esse projeto e compartilhar esse momento tão especial para nós que é mostrar o que aprendemos.
Deram certo o projeto da turma “UM”, “DT”, “GM” e “UT” e com muito esforço nós conseguimos concluir a mostra. Não deu certo o projeto da turma “GT”(o carrinho), o comportamento dos monitores, pois, tiveram alguns que estavam andando e não queriam ajudar a turma.
Nós conhecemos melhor a sala de ciências e arte que falava sobre história em quadrinhos (HQ). Na sala de história estava falando sobre o big bang e sobre os planetas e etc. na de ciência e tecnologia teve a casa com instalação de leds, experiência com multímetro. Em biologia teve uns lugares com animais, vidros com plantas e também tinha alguns vidros com plantas e insetos. Em física nós vimos uma barra de ferro com bolinhas que com o calor do fogo elas caiam, tinha duas latas uma preta e uma colorida e a preta absolve mais calor e etc. Química experiências da coca-cola e da pastilha mentos, tinha três vulcões, adormecido, extinto e o ativo.
Miguel Nicolelis elogiou o nosso projeto e ficou muito orgulhoso de todos nós e disse que esse projeto ia ajudar a muitas pessoas.

MOSTRA SEGUNDO A TURMA UT

A MOSTRA DO DIA 06 DE DEZEMBRO
Componentes: Ana Karoline, Hudson Santos e Jonas Fernandes
.

A mostra foi uma forma de apresentar nosso trabalho para nossos pais, com muito esforço e dedicação. Conseguimos concretizar os nossos trabalhos, de acordo com os visitantes nosso projeto atendeu as expectativas e para os professores nosso trabalho foi bem aceito e elogiado por todos que viram.
Bom o que deu certo na nossa mostra foram os trabalhos que funcionaram de acordo com o previsto. Exemplo: os projetos da oficina de robótica em geral.
O que deu errado foram alguns projetos que na hora da apresentação não funcionaram por falta de ajustes técnicos. Exemplos: os led’s da casa robótica e o carinho de compras.
Na oficina de historia aprendemos que as pessoas de antigamente imaginavam os planetas de formas muito diferentes do que realmente são hoje conhecidos. E que fotografias servem para relembrar momentos bons que passamos em nossas vidas, e não só por diversão.
Química é uma coisa fascinante, vimos que as coisas do nosso dia a dia têm muita relação com a química, aprendemos que a pastilha mentos, com a coca-cola se misturados ocorre uma reação química, que faz liberar rapidamente o gás presente na coca-cola.
O que nos alegrou muito foram os comentários dos pais dos alunos, pois nos elogiaram muito, dizendo que nossos trabalhos ficaram muito bons, e que graças a nossa necessidade de aprender e realizar o que achamos necessário para melhorar a vida das pessoas, nos tornou muito inteligentes e capazes de realmente realizar nossos trabalhos, pois o mundo esta cheio de inutilidades e nós aqui estamos fazendo coisas que ajudam a melhorar a vida das pessoas dando sentido aos equipamentos que tem em nosso alcance.

A ROBÓTICA A SERVIÇO DO HOMEM
Componentes: ?????????????????????????????????????????????????
Nós avaliamos a (ultima) mostra como uma forma de revisar tudo aquilo que estudamos durante todo o ano, além do mais é uma forma de vivenciarmos com a nossa família o que nós conseguimos entender durante um ano de estudos e pesquisas, e essa mostra também não é só uma forma de nós e nossa família vermos os nossos frutos, as outras pessoas também puderam ver e observar que o que nós fazemos aqui não é brincadeira e sim um trabalho sério!
Nesta mostra conseguimos ter alguns êxitos em relação ao projeto, pois desde a feira de ciências queríamos uma idéia que pudesse ser reaproveitada ao projeto da Casa. Então tivemos a idéia de fazer uma Calha que fosse introduzida a casa (para que houvesse um reaproveitamento tanto de materiais como de idéias) essa calha faria com que o consumo de água fosse menor do que o normal, pois ela reaproveitaria a água da chuva, armazenando- a em uma caixa d’água.
Como em todo projeto existem seus desafios, no nosso não foi diferente, o seguinte problema foi: quando fomos fazer o sensor a água criava certa resistência em relação aos fios fazendo com que assim o sensor não funcionasse por esse motivo não pudemos implantar o sensor na nossa mostra, porém conseguimos fazer o melhor que nós podíamos para que todos pudessem ver que nós conseguimos dar a volta por cima e fazer um projeto até melhor do que o que nós pensávamos! Ou seja, ao longo de tanto (porém pouco) tempo de estudo conseguimos nos apropriar de alguns conhecimentos básicos e até mesmo avançados como: eletrônica básica (e agora avançada) estudo de sensores e etc. Porém durante a mostra tivemos a oportunidade de conhecer o trabalho de outras turmas como: Os tipos de solos (em biologia), Os ácidos e básicos (em química), uma tabela nutricional (em física), e entre outros conhecimentos que todos nós (família, amigos e escola) conseguimos partilhar, ver, e nos orgulhar daquilo que fizemos durante um ano, não só de sucesso, mas de conquistas!
Além do mais é muito importante ter seu trabalho reconhecido por populares que através de seus pequenos problemas do dia-a-dia, nos fizeram ter idéias que afinal, não importa se o seu problema pareça ser pequeno, ele sempre tem uma solução seja ela robótica ou não!
Nesta mostra houve vários momentos de participação dos convidados no momento das apresentações, veja alguns: No momento em que estávamos apresentando nos deparamos com uma senhora que nos deu bastante atenção ao ver o projeto no qual apresentamos (o varal eletrônico) e ela falou que iria prestar bastante atenção ao projeto por ver que ele já havia sido apresentado na emissora intertv, isso nos deu muito apoio para que continuássemos a apresentar mesmo estando cansados!!!

A MOSTRA DO DIA 06 DE DEZEMBRO
Componentes: Breno Lopes Jéssica Maria Francisco de Assis.
No sábado passado tivemos nossa ultima mostra, com ela podemos aprender mais sobre o nosso projeto e os projetos de nossos colegas, podemos apresentar aos nossos pais e familiares os que aprendemos durante esse ano. E também a ouvir sugestões das pessoas que podem nos ajudar a aperfeiçoar o nosso projeto. Que e como poderíamos fazer o nosso projeto em uma casa. E o livro foi muito importante para a mostra, pois dali lembra mais coisas sobre o inicio do projeto e com poderíamos fazê-lo em uma casa. Portanto, declaramos que a mostra foi bem legal.
Graças à união do nosso grupo, foi possível trabalhar com tarefas e locais diferentes. Com a experiência da primeira mostra conseguimos aperfeiçoar nossa organização e projeto. Na oficina de ciências e artes a organização estava bastante eficaz, pois cada pessoa sabia exatamente o que ia fazer e por isso se tornou prazeroso de ouvir o que eles tinham a dizer.
Muitos pais não puderam comparecer para a mostra no dia exato por problemas pessoais, a organização não estava muito boa, não teve o guia, em algumas turmas não tiveram recepcionistas, os grupos estavam muitos divididos, em alguns momentos seus monitores saiam com seus grupos abandonando o seu projeto e deixando uma pessoa que não estavam seguras para apresentar.
A turma de física estava focada no assunto sobre o efeito estufa, e os alunos estavam bem interessados. Em historia os alunos desenvolveram os modelos dos planetas com a história de cada astrônomo e sua opinião sobre os planetas, e onde e como eles se localizavam no universo. Já a turma de química ficava fazendo experiências com a explosão de um vulcão, com os mitos da coca-cola e dos mentos entre outros.
Na mostra tiveram muitos comentários um deles foi meu pai:(Breno), ele comentou que nas outras oficina não souberam explicar, mais ele disse que não pelo fato de eu fazer parte da oficina mais foi a que soube explicar melhor porque fizemos o projeto e para quem.
A II MOSTRA ANUAL CIÊNTIFICA DA ESCOLA ALFREDO J. MONTEVERDE
Componentes: Bruna Carla, Isaque Cândido, Levi José e Rayany Kamila.


Avaliamos a ultima mostra cientifica como completa, pois o nosso projeto foi finalizado depois de várias mostras. Pra nós a mostra teve uma grande importância, pois a cada pessoa que nos ouvia aprendíamos a explicar de acordo com sua forma de pensar, associamos bem a mensagem que nós queríamos passar aos pais, amigo e aos alunos do projeto, dando assim interesse pela educação cientifica. Essa mostra foi à junção de todos os trabalhos do semestre/ano, nela apresentamos os projetos da casa e calha robótica, que são da nossa sala, a leiteira eletrônica, torneira econômica, varal eletrônico, carro-robô de compras e o jardim robótico que são de outras turmas.
A apresentação desses projetos foi excelente, pois todos os visitantes colaboraram com a atenção necessária, interagindo conosco (monitores), fazendo perguntas, dando respostas, opiniões para os projetos. Algumas coisas relacionadas a organização e interesse não deram muito certo no início, mas com o decorrer da mostra esse problema foi resolvido.
Com a visita a outras salas aprendemos coisas que nos ajudaram dentro e fora do projeto como em trabalhos escolares do dia-a-dia e etc. Como os temas das historias em quadrinhos (HQ) que abordavam assuntos presentes da nossa sociedade: exploração infantil, abusos sexuais, gravidez na adolescência, exclusão social e etc.
Nosso projeto é uma visão da casa do futuro por isso ele não foi concluído, pois a cada turma sempre estaremos ampliando conhecimentos para termos uma casa robótica avançada e adaptada A SERVIÇO DO HOMEM SEMPRE!!!
Fatos curiosos aconteceram: Uma família ao ouvir nossa apresentação da leiteira, disse que o problema tinha ocorrido com ela no dia anterior, segundo a mulher, ela cuidava do seu bebê e deixara o marido cuidando do leite, que estava no fogo, daí o marido se descuidou, e por um segundo o leite derramou e melou todo o fogão, daí ela disse: “Eu não mandei você olhar o fogão seu incompetente, então aqui na mostra, ao ver o projeto disse: com essa leiteira nosso problema acabaria!!!
Concluímos que nessa ultima mostra, ao apresentar para algumas pessoas, vimos que o nosso trabalho tem um objetivo, que nós não fizemos ele apenas para mostrarmos as pessoas, apenas para ampliarmos nosso conhecimento em certas áreas, e sim os fizemos para ajudá-las no seu dia-a-dia, facilitando as suas e as nossas vidas.

domingo, 14 de setembro de 2008

Aulas dos dias 02 e 04 de setembro


Aula de 02 e 04 de setembro de 2008

Autores: Bruna Carla, Levi José e Rayany Kamila.

Problema (senão)?
Nessa aula nosso objetivo era construir um jogo, onde tínhamos que fazer um labirinto em que uma tartaruga sairia do inicio passando pelos obstáculos até chegar ao ponto desejado, passando para outra fase, e se ela batesse nas paredes ela voltaria ao inicio (com o comando PI, posição inicial). Fizemos isso usando o programa imagine (linguagem de programação). Neste dia conhecemos o comando senão (senão fazer “isso” faça “aquilo”). Se a programação que fizemos não for ativada ele passa para outra programação. Também aprendemos o comando cor ponto que identifica a cor onde a tartaruga está, fazendo toda a programação ter sentido.
Nessa aula aprendemos dois novos comandos básicos para fazer jogos de raciocínio lógico.

Imagine (teclado)...
Nessa aula revimos comandos (PF, PT, GD, GE, PI, SENÃO CORPONTO) e ferramentas (BOTÃO, TARATARUGA, BARRA DE DESENHOS) aprendemos um novo comando: t1’ mudar Menu teclado. Com esse comando e seu complemento poderíamos ativar o controle do jogo pelo teclado e demos a continuidade ao nosso jogo, fazendo outras fases e finalizando.
Aprendemos que para se fazer um jogo no imagine é preciso ter foco, qualidade de trabalho em grupo e saber ouvir diversas opiniões... Valorizamos a frase “prestar atenção”, pois uma programação fácil pode se tornar mais difícil.


Aulas dos dias 02 e 04 de setembro

Autores: Jordy Julio, Breno alisson, Mary Aparecida

USANDO O IMAGINE

Dia 02 de setembro Usamos o imagine para construir um jogo em forma de labirinto. O objetivo era que a tartaruga sair do labirinto, mas se batece na parede ela voltaria para o inicio.
Usamos um tipo de programação que era o (senão cor ponto) usado no imagine para quando ela batece na parede ela voltasse para o inicio se não batece continuaria andando. Exemplo: sinão cor ponto= “preto [PI] [ PF 10 ].

Dia 04 de setembro Usamos outra programação que era para controlar o jogo pelo teclado exemplo: t1’mudarmenuteclado [seta acima [pf10] seta0[gd45] seta abaixo [pf10] seta E [ge45]].
Aprendemos uma programação deferente do que tinhamos aprendido e com esse tipo de programação cosigimos fazer o primeiro e segundo estagio do jogo do labirinto.

Aulas dos dias 26 e 28 de agosto de 2008.



Aula de 26 e 28 de Agosto de 2008

Autores: Francisco de Assis, Hudson Santos, Jonas Fernandes.

Sensores
No dia 26 de agosto nós relembramos algumas coisas sobre sensores, quais e quantos são, e mais. Discutimos cada sensor e todos os servos que estudamos:
Motor servo de rotação e o de posição. Aprendemos que o de rotação gira 360° ou dá mais de uma volta e o de posição gira de 1° a 180°. O comando utilizado para movimentar os motores de rotação no programa Superlogo é o seguinte:

Ligar: Servo (n° que ele esta conectado a placa) 1.
Desligar: Servo (n° que ele esta conectado) 0.
O comando para ligar e desligar o de posição é o seguinte:
Ligar: servo (n° que ele este conectado) de 1° a 180°.
Desligar: servo (n° que ele esta conectado) 0.
São dois comandos importantes na robótica. Um deles é o comando SENÃO que é capaz de fazer testes complexos, se o comando não for obedecido ele automaticamente desliga.
Aprendemos que os motores de rotação e de posição servem para abrir e fechar portas, janela e outras coisas. E que o comando senão serve para testar e identificar sensores.


No dia 28 de agosto fizemos uma pesquisar digital no (livro de curso básico de eletrônica), sobre sensores, circuitos elétricos e conversores, ficamos sabendo que circuito elétrico só pode trabalhar através de correntes elétricas, e que os convertores de energia são chamados de transformadores.
Escrevemos uma carta para a escola seed school, uma escola parecido com a nossa que busca mais conhecimentos com agente e nos também buscamos, falamos como somos, quantos são, o que fazemos e entre outras coisas.
Aprendemos que para medir pressões, temperaturas ou outras grandezas precisa converte-los. Pois essa grandeza não tem nadas a ver com eletricidade.



Aulas dos dias 26 e 28 de agosto de 2008.

Autores: Lenilson Tomas, Juliana de carvalho, Marcos Roniely, Ewerton Carllos.

Part.1 “O uso dos sensores, saídas e servos”.

Nessa aula fizemos uma pequena leitura sobre os sensores no livro eletrônico chamado curso básico de eletrônica que tem como autor: Newton c. Braga.
Voltando a aula vimos para que servem os sensores e a sua alta precisão. Algumas dessas precisões são :
-identificar algo
-sentir algo com precisão (altas temperaturas)
-luminosidade
-enviar aos kits (pop 1, rcx, pcl1001) algumas coisas do que ele tem que sentir no caso temperatura ou tocar, etc..
Na parte do programa ele ensina o kit a fazer algo com a informação do sensor.

Resumo sobre sensores: sensores são essenciais para instalar equipamentos eletrônicos e que dão muitas aderências a ele. Várias coisas utilizam sensores e algumas delas são: semáforos, postes, carros e etc.

Saídas e servos
Existem dois tipos de motores servos: rotação e posição
Rotação: o motor de rotação gira sempre para uma posição.
Alguns comandos: servo (n°)
Em que a rotação vai mudar de posição.
Posição: os motores de posição são bem diferentes. Eles não funcionam numa mesma posição, sua velocidade pode variar de 0º a 180º. Para mudar de rotação ele precisa de um comando com o número da entrada e o tempo em que vai vai fazer o giro.

Part.2 (A carta para a seed school, EUA).

Ante da carta falamos sobre (transdutores) os transdutores sensoriam certa grandeza elétrica e que com os transdutores é capaz de converter energia elétrica em som, luz, etc.
Transdutor é o que converte uma grandeza física qualquer numa resistência correspondente. Os transdutores são também chamados sensores.
Os circuitos que só trabalham com sinais elétricos correspondentes e tensão
Fizemos uma carta falando do nosso trabalho de nossos encontros nas terças e quintas falamos um pouco sobre nosso objetivo no projeto sobre nossa cidade, clima, falamos um pouco sobre nosso dia a dia o que fazemos onde estudamos quantas pessoas tem na sala. O que fizemos no semestre passado, e o que estamos pensando para esse semestre.

Aulas dos dias 19 e 21 de agosto


AULA DE 19 E 21 DE AGOSTO DE 2008

AUTORES: Jéssika Karoline, Leonardo, e Telma.

Nesta aula, tivemos uma pauta bem estendida, e o nosso primeiro experimento foi com o auxilio do X-INTERFACE, e o nosso primeiro problema foi o seguinte: tentar ligar as saídas digitais 1 e 4 ao mesmo tempo sem usar tantos botões no super logo. Nós usamos a placa POP1, o programa do super logo e aprendemos um novo comando o modo interruptor 1 e modo interruptor 2 que é usado do seguinte modo:OUT 888 6 com um click no mouse acende as duas luzes dos led’s, e OUT 888 2 com dois clicks acende apenas uma das duas luzes dos led’s, para o modo interruptor 1; e para o modo interruptor 2 OUT 888 6 e um click no mouse acende as duas luzes dos led’s e OUT 888 4 e dois click’s no mouse acende duas luzes. Alguns grupos tiveram dificuldades para entender a lógica do programa, e novamente vimos que a matemática esta bastante relacionada com a física e a robótica.

Na aula de hoje (21-09-08) revimos os servo que foram usados na construção da casa robótica revimos que se nós dermos o mesmo comando com o mesmo numero mais de duas vezes o motor não vai funcionar ex: SERVO 3 3 (o motor vai instantaneamente ser danificado), e vimos que nos não devemos dar um comando menor que 1 ou maior que 180 pois ira danificar o motor.descobrimos uma nova linguagem do SUPER LOGO:quando pedimos para o servo esperar 60, pedimos para ele esperar um segundo, pois 60 centésimos equivale a 1 segundo. O professor nos ensinou uma nova linguagem do SUPER LOGO:O LERSENSOR que quando colocasse-mos a mão longe a luz do led ficava de uma cor e quando aproximasse-mos a mão do led a luz ficava com uma cor diferente da anterior. Aprendemos outra linguagem no super logo que era : UBI que acarretou a descoberta de outra linguagem : o SENÂO que atualmente esta sendo muito utilizado nas nossas aulas. Com a ajuda dessas linguagens nos conseguimos concluir nossa experiência (que era semelhante a outra ) com sucesso, a experiência foi feita da seguinte forma:quando nos aproximasse-mos a mão no sensor, o servo de posição girava, a linguagem foi da seguinte forma :senão lersensor [senão lersensor 1 [instrução verd ] [ instrução falso] [ 1=1] ou seja, enquanto 1 for igual a 1 o sensor fará o que foi comandado. Bom o que mais importou nesta aula foi que ate agora todos nos conseguimos entender a lógica do programa e entendemos que o kit serve para facilitar (e fazer )os programas do super logo.



Aulas dos dias 19 e 21 de agosto

Autores: Jéssica Lima, Jamile Barreto, Samara Tays.

A matemática-leitura das portas paralelas

No dia 19 de agosto de 2008 usamos um kit de robótica chamado x-interface e a matemática (potenciação), para que o computador pudesse fazer a leitura, já que ele usa os números binários para fazer uma operação. Aprendemos a ligar as saídas do kit, exemplo: usamos o número 1, digitamos out. 888 1, e para saída 2,out. 888 2...Para você desligar todas as saídas você digita out. 888 0.E para desligar e ligar apenas uma saída digitamos,exemplo: (out. 888 0 out. 888 3) que é a soma das duas saídas,1 e 2 .O 888 é um registrador que ativa,comanda aporta paralela.

A placa - POP1

No dia 21 de agosto de 2008 fizemos a retomada sobre o X-interface e o Imagine. Aprendemos um pouco sobre a POP-1. Ela tem cinco saídas servos quatro entradas para sensores e três saídas digitais.Usamos uns comandos :Servo”número “que está conectado e “zero” para (desligar).(número= local do servo).Aprendemos os comandos dos servos de rotação e posição.O de rotação precisa saber o numero que ele esta conectado e o “zero”para desligar(Nº. do local do servo)E se quiséssemos ligar o comando é só digitar o servo que ele esta conectado e o numero 1.O de posição precisa do servo,n° que ele esta conectado e um valor.

Aulas dos dias 12 e 14 de Agosto


Aula de 12 e 14 de agosto de 2008

Autores: Ana, Nayara, Breno e Jéssica Mª.

A aula do dia 12 PCL 1001

Começamos a aula com a PCL 1001 que é um estilo de um micro computador, só que mais avançado que o RCX, e tem mais capacidade de memória e de entradas, o dobro que é seis (entradas e saídas).
A PCL possui um display, uma porta paralela, uma serial, um interruptor, uma saída serial que liga os leds, motores,sensores e entre outros...
A porta paralela elas fazem a mesma coisa mais são usadas independentemente para coisas diferentes,e também tem a entrada da fonte que devemos ter muito cuidado pois,necessita de atenção com a voltagem para não queima-lá,suas entradas servi para sensores,e suas saídas para motores e lâmpadas,ela pode gravar uma informação por ate 40 anos.
Aprendemos que com ele podemos transferir algo para o display e que as portas paralelas servem para se usar em tempo real,e porta serial transmite programas.

X _INTERFACE

O x interface ele é um kit de robótica fácil de se utilizar, tem saídas que ligam e desligam através dos comandos:
-Para ligar OUT 888 1
-Para desligar OUT 888 0
O out é a saída o 888 é o registrador e o ultimo numero é a posição em que esta em funcionamento os motores,as saídas começam pelo numero 0 para numerá-la temos que converte-lás para o sistema binário,então a saída 1 corresponde ao 0,pois 2 com o expoente 0 é igual a 1, e assim colocamos o 2 com o expoente equivalente ao numero da saída e assim saberemos qual o numero ira ativa-lá.
Ele possui uma saída e uma entrada a mais que o RCX,ou seja,tem quatro entradas e saídas e é bem mais rápido e pratico que o RCX.
Fizemos um teste no imagine (que é um programa objetivo para fazermos nossos comandos,testes,animações)...esses comandos são super fácies.
Nosso teste foi feito da seguinte maneira, fizemos um botão e mudamos sua forma com o objetivo de não termos que repetir os comandos varias e varias vezes... para dar mais praticidade para nossos trabalhos.


Aulas dos dias 12 e 14 de Agosto

Autores: Andrielyson Mateus, Flavia Aquino, Diorge Maykon e Gabriel Silva.

PCL 1001 E AS PORTAS PARALELA E SERIAL

No dia 12 de agosto nós falamos um pouco sobre as portas paralela e serial. A porta serial e a porta paralela servem para controlar os kits de robótica em tempo real ou em programas.
Vamos falar sobre a pcl 1001 tem entradas para sensores e saídas para motores, lâmpadas e leds (diodo emissor de luz) fizemos um programa para controlar um display o programa era assim disp(1) (pcl1001) este programa apresenta uma mensagem na tela do display lcd da pcl 1001.
Com isso aprendemos como utilizar a pcl 1001 que é um kit bem avançado que da continuidade ao RCX.

X-INTERFACE

No dia 14 de agosto nós falamos um pouco sobre o x-interface esse kit tem em comum com os outros kits é que ele tem entradas e saídas para conectar sensores,motores,lâmpadas,leds,e etc.e para mandar os comandos.No x-interface tem 4 entradas e 4 saídas.as saídas são(out1,out2 e etc.) e as entradas são(in1,in2 e etc.) o registrador para ligar as saídas “888” e para ligar as entradas “889” out ‘881’ para ligar e out ‘880’ para desligar.nós entendemos que o x-interface tem varias entradas e vários sinais e também algumas saídas.com isso aprendemos que o x-interface é um kit muito avançado e mais fácil para se controlar os comandos.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

TURMAS DE PROGRAMAÇÃO EM ROBÓTICA





Nas aulas dos dias 31-07-08 e 05-08-08

Aconteceram foram duas aulas semelhantes onde nós aprendemos sobre o assunto da velocidade dos motores onde um nós usamos a programação do robolab e fizemos um procedimento utilizando três sensores (sensor de toque , de temperatura e o de luminosidade) e cada sensor acionava uma velocidade diferente , o circuito iniciava quando o sensor de toque era pressionado e solto acionava o motor que girava na velocidade um por dez segundos parava que acionava o sensor de luminosidade em 15% de luz girava o motor na velocidade três por dez segundos e parava e acionava o sensor de temperatura em 34° que girava o motor na velocidade cinco e o circuito acabava .
E no outro nós utilizamos um sistema de engrenagens para descobrir a maior e a menor velocidade que os motores atingiam. Chegamos a conclusão de que quando a maior engrenagem está associada ao motor que o pneu vai girar mais rápido, se colocada de maior para o menor.mas se colocada da menor engrenagem pra a maior engrenagem o pneu irá girar muito lento.
No meio do caminho nós lemos um artigo tirado de revista falando sobre a importância Leonardo Da Vinci para a mecatrônica que serviu para nós pensarmos sobre a importância dele para as pessoas de hoje.
Aprendemos que os motores podem mudar a velocidade sem tocar nele e que não devemos nunca desistir do que queremos.

Autores: Diorge Maykom , Samara Tays e Maria Carolina.

05/08/08

No dia 05/08/08, lemos um texto de Leonardo da Vinci, onde cada pessoa leu um trecho. Aprendemos que Leonardo da Vinci influenciou muitas invenções: helicóptero, bicicleta, prensa para-queda e tanque de guerra e etc.
Fizemos uma experiência com engrenagens: pequenas, media e grandes. Usamos também o RCX, motor continuo, e programamos no robolab para as engrenagens girar por 10s.e de acordo com as engrenagens vimos diferentes velocidades. A Engrenagem maior girou devagar mais fez as outras girar mais rápido,a engrenagem menor girou rápido mais fez as outras girar devagar,a engrenagem media fez girar na mesma velocidade.
Aprendemos que Leonardo da Vinci influenciou muitas invenções e que usamos sem sabermos que ele inventou.

Jonas e Nayara.

Aulas de 29 e 31 de Julho de 2008



Aula do dia 29/07/2008

No inicio da aula foi feito um levantamento sobre alguns eletrodomésticos que nós conhecíamos. Depois a gente formou grupos e pesquisamos sobre o surgimento histórico daquele aparelho .Ficamos sabendo quem inventou, como surgiu, porque e em que ano foi inventado. Nós vimos que nada acontece por acaso, que as invenções foram criadas por necessidades, nada é criada sem necessidade ou por acaso e que essas invenções fizeram e fazem a diferença, e são extremamente úteis para nós.
Aula do dia 31/07/08


Nessa aula a nossa tarefa era criar um “ventilador” de brinquedo utilizando materiais que o professor nos deu. Daí tínhamos que fazer ele com os sensores que temos, que são o de toque, temperatura e luminosidade, que foram usados para ativar as velocidades do motor . Cada grupo fez um ventilador com seqüências, tempos, formas e etc. diferentes. Depois conectamos cada sensor no motor que tínhamos, e começamos a montar e a programar, pelo computador, no robolab. Aprendemos a mudar a velocidade do motor com sensores utilizados. Por ultimo cada grupo apresentou seus trabalhos e como os tinham feito.

Emilly, Levi e Breno.

Aula dia 24 de Julho de 2008

Na aula nós falamos sobre os dispositivos inteligentes, estudamos mais fundo sobre os sensores fizemos um experimento em que aprendemos a usar o programa, espera por mais claro, e diferenciar espera mais claro e espera por luz.
Nós usamos na aula o RCX 1.0 para receber o programa que fizemos no ROBOLAB, também utilizamos o sensor de luz para estudarmos a luminosidade do ambiente (espera por mais claro e espera por luz).
Aprendemos a utilizar as funções de programação do ROBOLAB que se chama: espera por mais claro e espera por luz, aprendemos a distinguir as duas funções. Por exemplo: espera por luz funciona com uma quantidade especifica ex: espera por 15, o motor vai funcionar quando a quantidade de luz chegar a 15 ou acima de15. E espera por mais claro funciona quando determinamos uma variação qualquer ex: se eu quero uma variação de 10 eu vou ter que determinar um valor acima de 10 (se eu tenho um número: 20 e quero uma variação de 10 terei que aumentar este valor para 30).

Jéssica Karoline, Julyenne e Telma.

22-07-2008

Nos relembramos alguns princípios básicos sobre o RCX e suas funções. Vimos conceitos e noções do que é sensor. Utilizamos uma linguagem de comunicação chamada robolab.
O kit RCX da lego tem três entradas de sinal onde podemos ligar sensores e três saídas de sinal onde podemos ligar motores e lâmpadas. Utilizamos o RCX como um leitor de sinal .
Lendo as informações que o sensor de luz passou fazendo ligar o motor .
Através das funções: espera por luz e espera por mais claro.
No nosso caso utilizamos a função espera por mais claro
Quando o sensor atingia a determinada porcentagem de luz aí então ligava o motor.
Na aula desse hoje nós aprendemos que o sensor luz tem duas funções: espera por luz espera por mais claro.

Autores: Flávia de Aquino, Natanael Mota, Thulyana rosa.

Aula do dia 17-07-08

Nessa aula começamos relembrando das normas do projeto e falamos sobre as férias, reencontramos amigos e fizemos novas amizades logo após recebemos uma visita de uma estudante de outro estado depois disso o professor fez uma proposta de ouvirmos uma musica de legião urbana chamada vamos fazer um filme, a musica passava a mensagem de que todos nós temos uma importância fundamental para o projeto o professor nos pediu para retirarmos uma parte da musica que tivesse alguma relação com o nosso projeto depois que todos nós demos as nossas opiniões sobre a musica socializamos e registramos a aula, depois fizemos a finalização.

Jamile Barreto, Mery Aparecida, Andrielison.

Neste dia começamos a aula com a musica de Renato russo, (vamos fazer um filme?) A musica nos fez refletir o quanto a vida é importante, quando fazemos acontecer e quando temos pessoas ao nosso redor que nos apóiam. Fizemos uma relação entre a musica e a nossa vida no projeto e chegamos à conclusão que cada um tem seu ponto de vista, sua forma de se expressar e opiniões. E quando alguém deixa de falar algo importante por ser omitido, mesmo que para o dono de sua própria idéia não tenha a devido valor para outra pessoa seja algo de muito importância. Aprendemos a ouvir as diversas opiniões, e a valorizar as idéias independente que seja sua ou de outras pessoas.

Ana Karoline, Bruna Carla e Francisco de Assis.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Aulas do dia 15 ao dia 22 de Abril de 2008

Produções das turmas UM e UT da Escola Alfredo J. Monteverde. Professor Coordenador: Itamar Bezerra da Nóbrega Neto.

Aulas do dia 15 ao dia 22 de Abril de 2008
Turma UM.

1-Qual foi o assunto?
Imagine e o logomotion. Imagine: é um programa do computador que serve para criar apresentações sobre as pesquisas, criar figuras geométricas a partir dos ângulos e muitas outras coisas. Logomotion: é um programa que estar associado ao imagine, que serve para criar animações ex: motores de passos, criar palestras, desenho animados.
2-O que aconteceu nas aulas?
nós pesquisamos sobre alguns assuntos da eletrônica como: corrente elétrica, tensão elétrica, resistência, capacitância. E Tínhamos que fazer uma apresentação usando o imagine para apresentar para a sala inteira fizemos uma reprodução de um motor de passo usando o Logomotion criamos figuras geométricas a partir dos ângulos usando o imagine Tínhamos que fazer um jogo de um circuito elétrico usando o imagine
3-O que deu certo?
E o que não deu? a pesquisa não deu certo porque ficou inacabada, porque ninguém se interessou para concluir a animação do motor de passo de certo, porque todos nós nos empenhamos para concluir nas figuras geométricas por uma parte deu certo porque nós conseguimos concluir algumas figuras como o quadrado usando um comando [repetir 4 (pf 100 gd 90] OBS: Pf significa ”para frente” e gd “girar para a direita” 100 “é o caminho que ele percorre” e 90 “é o ângulo do quadrado” no jogo de circuito elétrico nós fizemos a pesquisa para encontrar a figura desejada (como bateria, led etc. ) e não concluímos a proposta do jogo.
4-O Que Nós aprendemos?
Que devemos sempre prestar atenção para chegarmos ao nosso objetivo, não devemos nos abalar no primeiro obstáculo, e devemos nos desenvolver a cada dia na nossa vida em um assunto. REFLEXÂO: MAIS NÓS DEVEMOS SEMPRE NOS SUPERAR NAS NOSSAS DIFICULDADES

Samara Tays, Ionara, maria Carolina e Daniel.


AULAS DO DIA 15 AOS 22 DE ABRIL DE 2008
TURMA UT

-Qual foi o assunto?
Imagine: é um programa onde você pode fazer tudo que quiser e puder imaginar. Logomotion: é um programa onde se podem fazer animações, editar imagens, fazer jogos e etc. Um faz parte do outro, mas funcionam separadamente.
-O que aconteceu na aula?
O professor nos mostrou e ensinou a usar o imagine, com a proposta de fazermos uma apresentação de páginas, fotografias textos com base na pesquisa que iríamos fazer na sala de aula sobre eletrônica básica, suas funções são parecidas com a do logomotion. A eletrônica básica é constituída da tensão elétrica, resistência, corrente continua e alternada e capacitância.
-O que deu certo? O que não deu?
O que deu certo foram às fotografias da pesquisa, seus textos, suas edições de páginas, cores, planos de fundos, letras e a apresentação da pesquisa. O que deu errado foi que nem todos fizeram a pesquisa por completo, pois alguns não acharam algumas respostas e não fizeram todo o material da apresentação.
-O que aprendemos com isso?
Aprendemos a colocar fotos, textos, desenhos, editar cores e palavras, colocar papel de parede, aprendemos pra que serve a função PI: para a tartaruga de logomotion voltar ao ponto inicial, os seguintes comandos que são GE girar para a esquerda, GD girar para a direita, PT para traz e PF para frente, fizemos figuras geométricas com essa tartaruga. A tartaruga é uma função onde se pode movê-la por programação, nos ajudando a realizar varias atividades.

Nara Ligia, Levi do Santos, Ana Karoline e Jonas.

Aula do dia 10 ao dia 15 de Abril 2008

Produções das turmas UM e UT da Escola Alfredo J. Monteverde. Professor Coordenador: Itamar Bezerra da Nóbrega Neto.

AULA DO DIA 10 AO DIA 15 DE ABRIL 2008
TURMA UM

Qual foi o assunto?
Motores de passo e comum. Motores de passo: são dispositivos mecânicos que tem quatro ou mais bubinas (eletro-imas) que podem ser controlados digitalmente através de um hardware e solfware. O motor de passo possui dois estados: desligado e rodando Motor comum é uma maquina destinada a transformar energia elétrica em energia mecânica.
O que aconteceu na aula?
Nos pesquisamos na internet sobre os motores de passo e comum e para que eles servem. Pesquisamos nos sites: google Winkipédia Rogercom.com Fizemos uma animação do motor de passo no logomotion (uma programação) quando o imã é ligado, a seta vai a sua direção.
O que deu certo?O que não deu?
Concluímos a pesquisa do motor de passo Não concluímos o motor comum porque o tempo foi insuficiente para concluirmos o trabalho. Na programação tivemos dificuldades para a animação, mas deu certo. O professor mostrou um vídeo com motores de passo como eles funcionam.
O que aprendemos com isso?
Aprendemos a fazer animações do motor de passo no logomotion (uma programação). quando o imã é ligado, a seta vai em sua direção. Descobrimos como usar as ferramentas do imagine* Obs. imagine: é um programa onde podemos fazermos animações.

Lenilson, Michel, Jéssica Vitória e Mary.


AULA DO DIA 10 AO DIA 15 DE ABRIL 2008
TURMA UT

Qual foi o assunto?
Nós estudamos sobre o motor de passo e o motor comum, que são motores que funcionam transformando a energia elétrica em energia mecânica. Uma diferença entre eles dois é que o motor de passo tem uma precisão maior que o motor comum.
O que aconteceu na aula?
Como todo inicio de aula, relembramos a aula passada, fomos (apenas o grupo) ao computador pesquisar em um site, pesquisamos sobre o motor de passo, ai depois a gente foi pro logomotion (logomotion é um programa que cria imagens, figuras animadas e jogos ) e fizemos quatro imagens com desenhos, do motor de passo ( uma imagem com a seta para cima, e para baixo, outra para o lado direito e pro lado esquerdo, daí pondo em velocidade da um efeito, fazendo com que a imagem se mexesse ) e outras do motor comum, do mesmo jeito. Ao final da aula, cada grupo apresentou seus trabalhos.
O que deu certo? O que não deu?
Nós conseguimos fazer os trabalhos por completo. Pois conseguimos trabalhar em grupo organizadamente, todos participaram e a aula ocorreu como programada. O tempo, pois ele era muito curto e não deu, e também para completar tinha pessoas conversando muito.
O que aprendeu com isso(a aula)?
Nós aprendemos que o motor de passo é um motor preciso, que depende de bobinas, que servem como imas, que puxam o eixo ( uma seta que vai até o meio do círculo) fazendo ele girar para onde ela quiser .

Bruna Carla, Ítalo, Isaque, Levi José e Jéssika Karoline.

Aulas de 01 A 08 de Abril de 2008

Produções das turmas UM e UT da Escola Alfredo J. Monteverde. Professor Coordenador: Itamar Bezerra da Nóbrega Neto.

AULAS DE 01 A 08 DE ABRIL DE 2008
TURMA UM

Qual foi o assunto?
Eletrônica: resistência,tensão,corrente e capacitância.
O que aconteceu na aula?
Foi feito na aula pesquisas na internet tópicos: Baterias,pilhas,tomadas e etc. Corrente:é o percurso dos elétrons dentro dos fios,podendo ser continua e alternada. Led: diodo emissor de luz.( 3v) O LED é um diodo semicondutor (junção P-N) que quando energizado emite luz visível. A luz é monocromática e é produzida pelas interações energéticas do elétron. O processo de emissão de luz pela aplicação de uma fonte elétrica de energia é chamado eletroluminescência. Em qualquer junção P-N polarizada diretamente, dentro da estrutura, próximo à junção, ocorrem recombinações de lacunas e elétrons. Essa recombinação exige que a energia possuída por esse elétron, que até então era livre, seja liberada, o que ocorre na forma de calor ou fótons de luz. resistor:diminui a tensão e a corrente,Os resistores são elementos que apresentam resistência à passagem de eletricidade. Podem ter uma resistência fixa ou variável. A resistência elétrica é medida em ohms.
O que deu certo? O que não deu?
Podemos executar boa parte de todo o exercício. O bom convívio em grupo, execução da maior parte do trabalho, uma excelente participação dos grupos.
O que aprendemos com isso?
Em tudo que convivemos no dia-a-dia existe tensão elétrica.

João Pedro, Leanderson, Ewerton Carlos, Edclésio e Natanael.


AULAS DO DIA 01 ATÉ O DIA 08 DE ABRIL

TURMA UT

QUAL FOI O ASSUNTO?
Eletrônica básica (Resistência, Capacitância , Tensão e corrente elétrica ) .
O QUE ACONTECEU NA AULA? Nos dias de aulas sobre tensão elétrica foi bem interessante esse assunto e muito importante para nosso cotidiano, com isso nós podemos saber mais sobre a tensão elétrica. Nesse dia nos fizemos uma pesquisa sobre vários assuntos entre eles sobre tensão elétrica que estar presente no nosso dia-dia.Outro grupo pesquisou sobre capacitância a capacitância também esta presente no nosso dia-dia também falamos sobre a resistência elétrica que fala sobre o resistor que tem como capacidade de diminuir a carga elétrica de uma pilha(por exemplo a pilha tem 9v, e o resistor diminui de acordo com que ele diminui se ele diminuir 3v a pilha ficara com 6v)
O QUE DEU CERTO? E O QUE NÃO DEU?
O que não deu certo foi à falta de interesse sobre o assunto por alguns dos alunos, pois esses não conseguiam fazer a pesquisa, no caso eles na trabalhavam em grupo. Quase todos os grupos deixam alguma coisa ou tudo em branco, pois não conseguiram fazer a pesquisa, isso e um sinal que os grupos não trabalham em união.
O QUE APRENDEMOS COM ISSO?
Nós aprendemos muitas coisas muitas coisas e com isso ganhamos sabedoria, e temos que continuar com isso, pois se não continuar vamos esquecer o que nós aprendemos. Aprendemos sobre corrente alternadas: O elétron tem um movimento de um lado para o outro, se movimentam por cerca de (60vezes por/s ou 60/ por z). Ex: Corrente continuas: se movimentam para apenas um lado e a Alternada faz o contrário, se movimenta para um lado e para o outro.

Breno Lopes, Felipe Sena, Francisco de Assis, Nayara Fernanda e Telma Jordania.

Aulas de 04 À 27 de Março de 2008

Produções das turmas UM e UT da Escola Alfredo J. Monteverde.
Professor Coordenador: Itamar Bezerra da Nóbrega Neto.

AULAS DE 04 À 27 DE MARÇO DE 2008
Turma UM

Qual foi o assunto?
Estudamos o Robolab que é um programa de computador que serve para programar o rcx que é um tipo de robô. Ex:ele tem vários tipos de componentes, esses são alguns deles :sensores de luz, toque, temperatura e também tinha motores e lâmpadas.
O que aconteceu na aula?
Dinâmicas de trabalho, vários tipos de programações para fazer os carros andar, nós também fizemos carros com sensor de toque para fazer o carro enrolar e parar. Nós também fizemos carros com sensor de luz para quando passasse por alguma coisa escura ele parava. Também fizemos sistemas com sensor de temperatura que fazia assim: ele acendia a lâmpada quando chegava na temperatura desejada.
O que deu certo? O que não deu?
Deu certo o carrinho de controle remoto, algumas das programações e os carros com os três sensores juntos ao mesmo tempo. Não deu certo em algumas aulas brincadeirinhas indesejadas que atrapalhou o trabalho da turma em algumas vezes.
O que aprendemos com isso?
Aprendemos mais sobre o robolab que é um dos tipos de programações mais interessantes da robótica. E também fizemos novas programações com vários tipos de sensores construindo incríveis robôs que também podiam trabalhar usando Rcx para andar,parar,enrolar pra esquerda e para direita.

Diorge Maykom, Jamile Barreto, Flávia Aquino e Antonio Altamir.


AULAS DO DIA 04 AO DIA 27 DE MARÇO
Turma UT

Qual foi o assunto?
Nas primeiras aulas utilizamos o Robolab, que é um programa no computador que serve para programar o RCX. O RCX é um micro computador, ou seja, um sistema programável. Ele depende do programa que você faz, têm diversas funções: como motores, que sevem para fazer algo se mover, sensores, que são aparelhos que sevem para detectar algo e informa para o centro de comando, ou seja, (RCX) e as lâmpadas que servem para iluminar.
O que aconteceu na aula?
Nas aulas nós fizemos muitas coisas, falamos sobre como a matemática nos ajuda, e esta sempre em nossas vidas, em tudo o que fazemos esta relacionada a ela, o professor leu um texto que o titulo é OS 35 JUMENTOS, com isso aprendemos a usar os números fracionados, que nos ajudou a concretizar mais rápido algumas atividades fracionando o tempo entre dois números inteiros, chegando ao número (tempo ideal) que precisávamos para fazer um carro ir de um ponto e parar exatamente em outro. No robolab usamos uma função que se chama função laço, essa função serve para o programa (programa são instruções que colocamos no robolab e passa através do infra-vermelho para o RCX) que fizemos no robolab ficar continuamente se repetindo, usamos e também aprendemos como funcionam os sensores de luminosidade que detectam a quantidade de luz, temperatura, movimento e toque, usamos este estudo para fazer um projeto onde usávamos dois desses sensores para fazer algo útil como :medir a temperatura do ambiente, ver a quantidade de luz de nossa sala e entre outros.
O que deu certo? O que não deu?
Todas as programações deram certas, menos as programações que tivemos que fracionar o tempo que o motor levava para chegar a determinado lugar... Por falta de atenção e compreensão de nossa parte algumas vezes não conseguimos terminar chegar ao objetivo da aula.
O que aprendemos com isso?
Aprendemos a usar os números fracionados, que nos ajudou a concretizar mais rápido algumas atividades fracionando o tempo entre dois números inteiros chegando ao número (tempo ideal) que precisávamos. Que nem sempre tudo dar certo imediatamente, mas se tentarmos chegamos onde queremos, sempre temos que usar a cabeça e ter muita atenção e criatividade.

Jéssica Maria, Rayany, Wilkinson e Hudson.